“Palavra tem que ser cumprida. Palavra tem que ser honrada. Tenho segurança em dizer: o que eu falar vai ser cumprido”. A frase é do candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, pela Chapa 5, Carlos Fábio, e foi dita ao destacar o seu compromisso com a advocacia. Para levar as suas propostas e debater problemas e soluções para OAB-PB, ele percorreu em um mês de campanha cerca de 3.500 quilômetros. “Vamos vencer”, afirmou.
Carlos Fábio é advogado há 25 anos e atualmente preside a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PB). A sua ideia é levar para Ordem um modelo de gestão comprometido e eficiente com a participação dos advogados e advogadas do Estado. Ele apresentou propostas para todas as categorias da advocacia, defendeu mais transparência dos atos da OAB-PB e garantiu melhor aplicação dos recursos.
A Chapa 5 é um exemplo de valorização a mulher. Mais da metade da Chapa é composta por advogadas – 52%, precisamente. Em tempos de preconceito e luta contra o assédio, Carlos Fábio e a vice, Rebeca Delfino, se comprometeram em criar a Comissão Estadual de Combate ao Assédio Moral e Sexual. Destaque também para o “Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada”, o “Plano de Valorização da Advogada Mãe”, que estimula escritórios a oferecer, as advogadas, o desempenho de trabalho em home-office e a ampliação de espaços de amamentação – com implantação de fraldários.
Uma das preocupações de Carlos Fábio durante a campanha foi debater e apresentar soluções para o mercado de trabalho para o jovem advogado. Entre as iniciativas, destacam-se linha de crédito, incubadora de novos projetos, atuar no fomento aos concursos públicos e criar a Câmara de Mediação e Arbitragem. Fábio também defende que advogados e advogadas sejam treinados pela OAB-PB para atuar junto a mediação e arbitragem para esvaziar os processos.
Ainda sobre a morosidade processual, Carlos Fábio resgatará a representatividade da Ordem. Para ele, é preciso que a OAB-PB volte a dialogar com o Tribunal de Justiça da Paraíba. O representante da Chapa 5 quer rediscutir a política de juízes morarem a 100 km da sua comarca. “A medida que hoje aí está, impacta de forma impressionante na morosidade processual. Hoje um processo dura em média na Paraíba de 12 a 14 anos”, criticou. Propôs ainda um olhar diferenciado para Câmaras de mediação e arbitragem. “É preciso diálogo para esvaziar processos”, sugeriu.
Carlos Fábio ainda destacou a necessidade da Ordem está ao lado da Defensoria Pública nas discussões do repasse do duodécimo, que está há mais de quatro anos com orçamento congelado pelo Governo do Estado. Para Fábio, a atual gestão foi omissa na luta da classe.
Serviço – No total, 10579 advogados estão aptos a votar nesta quarta-feira (28), dia da eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Paraíba). O local de votação em João Pessoa será no ginásio do Esporte Clube Cabo Branco, das 9h às 17hs. No interior, a votação acontece nas subseções da OAB em Campina Grande, Guarabira, Monteiro, Sousa, Cajazeiras, Pombal, Patos, Catolé e Princesa Izabel.
Para votar, o advogado precisa estar munido da carteira da Ordem ou algum outro documento de identificação com foto. É proibido votar com camisa que faça menção a algum candidato, bem como, a distribuição de brindes. Os eleitores deverão votar na urna eletrônica apertando apenas um dígito referente a chapa de sua escolha. Nas subseções, o eleitor votará primeiro para a Subseção e, em seguida, para a Seccional.
A relação completa dos locais de votação e dos advogados aptos a votarem pode ser conferida no link: https://portal.oabpb.
Discussion about this post