A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcional (Cedmex), promoveu uma qualificação sobre Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP), nesta sexta-feira (30). O treinamento teve como público alvo os servidores das 16 unidades do Cedmex na Paraíba.
Segundo a diretora do Cedmex, Gilcélia Rabera, as capacitações são realizadas para fortalecer os protocolos das unidades e padronizar o serviço em todo o estado. Ela afirma que este também é um momento para alinhar algumas discrepâncias de fluxo, corrigir erros e fortalecer a assistência, além de atualizar conhecimentos.
“Por exemplo, o assunto hoje é sobre uma doença que faz a pressão arterial dos pulmões seja mais alta e estima-se que cerca de 60 mil pessoas sofram dela no Brasil. É preciso, realmente, um monitoramento, um cuidado diante da própria doença, pois se não tiver um tratamento adequado, pode levar até a óbito”, observa.
A biomédica e facilitadora da qualificação, Gabriela Roncato, explica que a doença é bastante grave e progressiva e traz uma limitação grande para a vida dos pacientes, se não for devidamente diagnosticada e tratada. Ela pontua que a ideia é conscientizar as equipes sobre a doença e sua gravidade e a importância do paciente receber o tratamento correto, independente de qual medicamento seja.
“Existem vários medicamentos disponíveis e aprovados no Brasil para o tratamento dessa doença. O importante é que, de acordo com o medicamento que seja prescrito para o paciente, não haja a interrupção desse tratamento. Com o tratamento adequado, a qualidade de vida do paciente melhora e a sobrevida dele também”, pontua.
De acordo com Gilcélia, o Cedmex tem 820 usuários cadastrados para recebimento dos medicamentos para tratamento da HAP, que são: ambrisentana 10mg e 5mg, bosentana 62,5mg e 125mg, sildenafila 20mg e iloprosta 10mcg/ml.
O Cedmex atende, atualmente, 61 mil pacientes em todo o estado. A sede funciona em João Pessoa, na Av Maximiano de Figueiredo 453, centro. Telefone: 3218-5900.
Secom-Pb
Discussion about this post