O combate ao uso indiscriminado de medicamentos em animais no país é uma das metas da candidata a deputada federal Fabíola Rezende (PSB) que pretende levar à Câmara dos Deputados. A aplicação de remédios de maneira descontrolada pode piorar o estado de saúde dos animais, causar mais sofrimento e até levar à morte.
Fabíola Rezende, que é protetora da causa animal e fundadora da organização não-governamental Ajude Anjos de Rua, que atua no resgate e proteção de animais em situação de rua, frisa que o uso de medicação indiscriminadamente é um risco à saúde dos animais. “É semelhante ao que ocorre com o ser humano. A medicação precisa ser utilizada de maneira consciente, sob risco de, no lugar de melhorar, piorar a saúde do animal, podendo levá-lo até a morte”, ressalta.
A candidata a deputada federal lembra que pretende apresentar projetos que criem campanhas educativas para que a população seja orientada corretamente sobre o uso de remédios em animais, que haja o incentivo para que os tutores levem os seus pets para avaliação junto aos veterinários e que são os profissionais capacitados para medicá-los.
“Eu também quero combater a nível nacional a divulgação de informações salvas, de supostos tratamentos, que são ineficazes e, muitas vezes, só pioram o sofrimento e a saúde do animal”, aponta Fabíola Rezende, que também é vereadora em João Pessoa e tem a causa animal como sua principal bandeira.
Fabíola Rezende completa dizendo que a pretende mobilizar órgãos públicos e da sociedade civil, como protetores, Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, com a intenção de unir forças para debater estratégias e ações para coibir o problema do uso indiscriminado de medicamentos em animais.
Discussion about this post