Alunos, pais e professores da Escola Municipal Lúcia Giovana, localizada no bairro Colinas do Sul, se reúnem neste sábado (30), a partir das 8h, para a inauguração da horta escolar da unidade. A ação faz parte de um trabalho iniciado em 2017, com objetivo de ampliar a relação da escola com a comunidade, como foco na educação, cidadania e meio ambiente.
A diretora da Escola, Lucilene Maria da Conceição, conta que o primeiro encontro surgiu da perspectiva de traçar um diagnóstico da convivência dos alunos com o ambiente de casa e com a comunidade, para traçar estratégias de combate à violência. “Mandamos os convites pelos alunos, ligamos, fizemos o engajamento para sensibilizar os pais da importância desse diálogo. O resultado foi muito bom, eles entenderam a proposta e a partir daí a gente desenvolveu outras ações”, explica.
Uma dessas ações foi a criação de um parquinho na própria escola, que pudesse ofertar mais espaço e equipamentos para a criançada realizar as atividades de lazer e recreação. O projeto contou com o envolvimento dos pais e da própria comunidade, que doou pneus e mão de obra para a criação do ambiente. Um dos profissionais da unidade foi o responsável por dar vida a esse material – personagens infantis, brinquedos e esculturas.
“A gente percebeu que a comunidade não dispunha de tantas opções de lazer, por isso o parquinho virou um dos lugares preferidos deles, tanto que eles usufruem até fora do horário das aulas. Tudo isso influenciou no comportamento, na frequência de aulas e, claro, no aprendizado”, explica Lucilene Maria da Conceição, que agora considera a relação entre escola, comunidade e os pais muito harmoniosa.
“Conseguimos mudar o comportamento de muitas crianças que antes eram impactadas com o ambiente externo de vulnerabilidade e não tinham a escola como um lugar para convivência e aprendizado. É muito gratificante ouvir depoimento de pais que atestam essa condição”, disse orgulhosa a diretora da unidade.
A inauguração da horta escolar neste sábado (30) marca mais um ponto importante na relação da Escola Municipal Lucia Giovana com a comunidade. O cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade vai contribuir para que as futuras gerações cresçam em um ambiente melhor.
A dona de casa Maria Aparecida Santana diz que sua filha, Milena, 7 anos, adotou uma alimentação mais saudável e se preocupa com a natureza depois do trabalho de conscientização realizado na escola.
“É outra criança nesse aspecto”, desabafa. “Passou a gostar de frutas e verduras, de cuidar do meio ambiente e, se eu deixar, ela vive na escola, brincando, aprendendo. Estou muito feliz com o aprendizado dela aqui na escola”, disse a mãe, que assim como os outros pais, irão colaborar com o plantio de mudas da horta escolar.
Escola Municipal Lúcia Giovana – Conta com duas turmas de tempo integral, possui 11 salas de aula, uma sala de vídeo, biblioteca, auditório, laboratório de informática, laboratório de ciência, recreio coberto, ginásio poliesportivo e uma bateria de banheiros específicos com chuveiros e vestiário. A unidade abriga alunos do Fundamental II, cujas idades podem variam dos 6 aos 12 anos.
Discussion about this post