O projeto da Robótica Educacional desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de João Pessoa continua colhendo os frutos de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). No último sábado (1º), os alunos da Escola Municipal Paulo Freire foram campeões em diversas categorias, nível 1, na etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica realizado no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Também subiram ao pódio as Escolas Municipais Afonso Pereira e Frei Afonso.
Disputaram a competição escolas públicas e privadas dos Estados do Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, entre outros.
Na categoria Viagem ao Centro da Terra os alunos da Escola Paulo Freire, com a equipe ‘Gingerbread’, conquistou o primeiro lugar, seguida da equipe Donuts. Nesta categoria, os alunos tiveram que construir um robô que viajasse por um labirinto onde no centro havia um cubo. O robô precisava pegar esse cubo e retornar de volta para o ponto de partida. Toda a prova tinha que ser completada em um tempo de 3 minutos. Ganhou quem conseguiu em três rodadas obter a maior pontuação.
Na categoria Resgate no Plano, o primeiro lugar ficou com a equipe ‘Donuts’ da Escola Paulo Freire, seguida da equipe ’Gingerbread’ e, em terceiro, a Escola Municipal Leonel Brizola. No nível 3, a equipe ‘CyberSnakes’, da Escola municipal Frei Afonso conquistou o terceiro lugar.
Os alunos desenvolveram um robô capaz de superar um cenário de desastre, com obstáculos como lombada, buraco, tijolo para poder resgatar uma lata. Em seguida precisaram colocar a lata em uma área de descarte, de salvamento.
Alto risco – Quem subiu no lugar mais alto do pódio foi a equipe ‘Jelly Beans’, também da Escola Paulo Freire, na categoria Alto Risco. Foi um desafio também complexo que seguiu os mesmos propósitos do ‘Resgate no Plano’. O que diferencia é uma rampa de acesso onde a lata tem que ser descartada. Após essa rampa é uma área de descarte.
O primeiro lugar da categoria Desafio da Hora também ficou com a Escola Paulo Freire. A vencedora foi a equipe ‘Pac-Man’, que é formada por três alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I. Os alunos tiveram um tempo de 60 minutos para construir um robô, um protótipo, capaz de realizar uma tarefa onde a temática era trânsito. O robô precisou estacionar na faixa de pedestre por meio de sensores de cores, esperar um tempo e depois seguir viagem por uma faixa contínua. No final do percurso tinha um muro com a palavra ‘pare’ e ele precisava, por meio de sensores de cores, parar.
Tantas conquistas assim foram explicadas pelo professor de Robótica Educacional da Escola Paulo Freire, Robson Moura. “Pra mim, enquanto professor,é sinal de muito esforço pessoal, principalmente dos alunos. Minha parcela de contribuição existe, mas sem o esforço e dedicação desses alunos não conseguiríamos. Temos aqui alunos de 10, 11 anos com futuro promissor. Então vencer é sinal do trabalho”, disse Robson
Com os resultados, os alunos da Paulo Freire ficam automaticamente classificados para Etapa Nacional que irá acontecer em 2019, no Estado de São Paulo.
Na categoria ‘Dança’ a equipe ‘Gigantes de Aço Kids’, da Escola Municipal frei Afonso, ficou em segundo lugar no nível 2.
“2018 foi o ano da Robótica, podemos dizer assim, um ano de muitas conquistas. Tudo fruto de muito trabalho e de dedicação. Empenho de professores e alunos, comprometimento da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa que investe e busca sempre proporcionar a nossos alunos condições de competitividade nos campeonatos”, explicou a coordenadora da Robótica Educacional, Sineide Andrade.
Ela também destacou as conquistas alcançadas este ano. “É válido ressaltar que vencemos na Olimpíada Brasileira de Robótica, etapa Estadual, garantindo vaga para a etapa Nacional; participamos da Mostra Nacional de Robótica com inúmeros trabalhos; levamos o nome de João Pessoa ao lugar mais alto do pódio no Campeonato Latino Americano e Brasileiro de Robótica e vamos representar a nossa cidade e nosso país no campeonato Mundial de Robótica. Quero agradecer ao prefeito Luciano Cartaxo e à secretária Edilma da Costa Freire que reconhecem os potenciais educativos da robótica”, disse ela.
Discussion about this post