Com o tema “Heróis da Medula”, estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizam, até a próxima sexta-feira (27), uma campanha de incentivo ao cadastro no banco de medula óssea no Hemocentro da Paraíba. O objetivo é contribuir para aumentar o número de inscritos no cadastro e as chances de encontrar um doador de medula óssea compatível com pacientes.
De acordo com a coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro da Paraíba, Crisemy Benício, o banco de voluntários de doadores de medula óssea no Estado possui mais de 65 mil pessoas cadastradas. Apesar do número ser considerado significativo, é necessário que mais pessoas se cadastrem devido à dificuldade em haver a compatibilidade.
A coordenadora explica que, durante a campanha, uma equipe do Hemocentro vai estar no Centro de Ciências Médicas da UFPB para realizar o cadastro dos candidatos voluntários. Para se cadastrar como doador, o voluntário precisa ter entre 18 e 55 anos incompletos e estar de posse de um documento de identificação com foto.
Após esse cadastro, os doadores voluntários serão encaminhados ao Hemocentro, em um veículo da instituição, através da Caravana Solidária, para realizar a coleta de sangue – 5 ml de amostra que serão usados para fazer o exame de histocompatibilidade (HLA).
Segundo um dos coordenadores da ação, Matheus de Souza, a campanha foi articulada por estudantes de Medicina em parceria com a Organização Não Governamental (ONG), Internacional Federation of Medical Studentes Associations of Brazil ( IFMSA Brazil) que está presente em mais de 90 países.
“A ideia da campanha é mobilizar os estudantes com ações dentro da universidade, por meio de divulgação, conversa, convencimento, provocação e mobilização para participar da adesão ao cadastro de medula óssea”, afirmou Matheus Souza. A campanha começou na segunda-feira (23).
Secom-PB
Discussion about this post