A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) reuniu, na manhã desta terça-feira (6), em sua sede, instituições de ensino e pesquisa para a elaboração da programação conjunta de atividades para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019. Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, o Instituto Nacional do Semiárido, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), Sistema Senai Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba, Instituto Federal da Paraíba, Certbio e Anid – Associação Nacional para Inclusão Digital, organizadora da 5ª Expotec Paraíba. A Semana Nacional de C&T é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), executada na Paraíba conjuntamente pelas instituições parceiras envolvidas com o Sistema Nacional de C&T, e o Governo do Estado por meio da Fapesq.
O presidente da Fapesq, Roberto Germano Costa, destacou a importância do engajamento de todas as instituições de ensino e pesquisa para o sucesso das atividades da Semana de CeT 2019 e da expectativa de a cada ano ampliar o leque de conhecimento que o evento proporciona a estudantes de várias faixas etárias, nas diversas atividades propostas, fortalecendo a popularização da ciência.
Os representantes das instituições presentes ficaram de enviar até a próxima terça-feira (14) as propostas de atividades de cada órgão para a elaboração da programação conjunta da Semana Nacional de CeT-Paraíba, que será enviada por meio de projeto para o MCTIC. O Ministério marcou o mês de outubro como data base para a realização das atividades relativas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Cada Estado faz sua programação, de acordo com o seu potencial e demanda.
As ações relativas à Semana de CeT na Paraíba iniciaram no último dia 30 de julho, com a realização do Concurso de Redação, que teve como tema ‘Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável’, que retratou o tema da Semana Nacional de C&T deste ano. O concurso está acontecendo em 201 escolas da Rede Estadual e tem como objetivo promover a discussão da temática voltada para a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, além de preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estão participando do concurso mais de 11 mil alunos da 3ª série do Ensino Médio.
O concurso de redação acontece em três etapas: ‘Escola’, ‘Regional’ e ‘Estadual’. Cada escola e Gerência Regional de Educação terá sua comissão julgadora para atuar nas etapas ‘Escola’ e ‘Regional’, para selecionar as redações a serem apresentados na etapa ‘Estadual’.
Os estudantes que alcançarem os três primeiros lugares da etapa ‘Estadual’ serão premiados com troféus e certificados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 21 a 27 de outubro, em João Pessoa. Os estudantes que alcançarem os 3 (três) primeiros lugares e o professor orientador do 1º lugar, além de troféus ganharão uma viagem, “Visita Técnica”, ao Vale do Rio São Francisco, onde conhecerão a Embrapa – Centro Nacional do Semiárido, a Univasf, uma Vinícola e uma empresa de fruticultura. As escolas, alunos (as) e professores orientadores participantes da Etapa Estadual receberão certificados de mérito e participação.
Secom-Pb
Discussion about this post