Deyverson Evangelista, fonoaudiólogo do complexo hospitalar, explicou a metodologia do evento. “O Hospital Metropolitano trabalha no tratamento de duas grandes áreas da saúde: a cardiologia e neurologia. Os pacientes que aqui chegam, das mais diversas regiões do nosso Estado, são acolhidos inicialmente no Ambulatório, e foi nesse ambiente que iniciamos as atividades de conscientização e informação, sobre como cuidar melhor de um dos recursos mais precioso que temos: a voz. Buscamos conscientizar esses assistidos sobre a importância da saúde vocal para uma boa qualidade de vida” afirmou.
Já Tatiana Aires, coordenadora da Equipe de Fonoaudiologia do Hospital Metropolitano, acrescentou que, além das ações de conscientização, os colaboradores da unidade de saúde aprenderam técnicas para exercitar a voz. “Hoje alertamos sobre os cuidados de uma alimentação saudável e a importância da prática de exercícios vocais, como fatores influenciadores na qualidade da voz. Para isso, ensinamos a todos os participantes exercícios vocais que auxiliam e podem ser feitos no dia a dia. A voz é uma ferramenta importante, por este motivo, é essencial ter alguns cuidados com ela” concluiu.
Dia Mundial da Voz – Desde 1999, o Brasil celebra o Dia Mundial da Voz. A data comemorada em 16 de Abril tem papel fundamental ao lembrar da importância da voz para a saúde e alertar para problemas que às vezes passam despercebidos e podem sinalizar o diagnóstico precoce de doenças mais sérias.
Perfil – O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires é a primeira unidade de saúde pública especializada em neurologia e cardiologia da Paraíba. Tem a capacidade de 226 leitos, sendo 60 de UTI, 11 salas de cirurgia e um moderno centro de diagnóstico por imagem. Os pacientes atendidos na instituição são regulados via Secretarias Municipais, em sintonia com a Secretaria de Saúde do Estado.
Fonte: Secom-Pb
Discussion about this post