A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), está finalizando a montagem da estrutura que vai receber os Festivais de Quadrilhas Juninas de João Pessoa e o Estadual, que acontecem de 7 a 16 de junho, no estacionamento do estádio Almeidão, no bairro do Cristo Redentor. Este ano, o espaço terá capacidade geral para um público de 15 mil pessoas e a expectativa é que tudo esteja pronto na terça-feira (6).
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, observa que este é um esforço que a Prefeitura está fazendo para garantir um grande estímulo às quadrilhas juninas, e ressalta que o prefeito Cícero Lucena tem um compromisso forte com as culturas populares, incluindo as quadrilhas. Ele lembra que este é o segundo ano em que o Festival de Quadrilhas Juninas acontece no estacionamento do estádio Almeidão, com uma estrutura nunca vista em João Pessoa dedicada aos quadrilheiros e quadrilheiras.
Marcus frisa também que o Festival é uma organização da Funjope, mas trata-se de um projeto de todo o Governo Municipal. “Temos organizado o nosso Pré-Junino, que todos têm acompanhado, e entendemos que a quadrilha junina é uma ação forte que talvez melhor represente a cultura junina de João Pessoa para a Paraíba, o Nordeste e o Brasil. Daí o nosso investimento nos festivais. Este ano, temos três novas juninas que foram criadas, e está em processo de criação mais quatro porque estamos nesse trabalho de fomentar e estimular essa tradição junina”, afirmou.
Montagem – O trabalho foi iniciado semana passada com o fechamento da área que possui quase 10 mil metros quadrados e também com a montagem do pavilhão. A arquibancada começou a ser erguida na quarta-feira (31).
Todo esse processo faz parte do objetivo da Prefeitura de garantir uma estrutura segura para quem vai brincar quadrilha e quem vai acompanhar as apresentações. Serão disponibilizadas cadeiras para o público na área com acessibilidade e haverá ainda uma praça de alimentação.
Integração – O trabalho é uma ação integrada da Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, envolvendo várias secretarias como a Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS), Meio Ambiente (Semam), Segurança Pública e Cidadania (Semusb), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Polícia Militar, Samu-JP e Corpo de Bombeiros.
Discussion about this post