A gerente executiva de Execução Penal e Acompanhamento de Penas Alternativas, Waldelita Cunha, representou o DPG Ricardo Barros na abertura da 1ª Semana de Arte e Cultura da Penitenciária de Psiquiatria Forense (PPF), realizada em parceria pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, Conselho da Comunidade, Secretaria de Administração Penitenciária e outras instituições. A abertura aconteceu nesta segunda-feira (25) vai até sexta (29).
O evento tem por finalidade fomentar ações conjuntas entre os partícipes, para proporcionar oportunidades terapêuticas, por meio da execução de expressões artísticas, que visem não apenas a capacitação e qualificação, mas que colabore no processo de reinserir os internos à sociedade.
A gerente da DPE parabenizou os autores da iniciativa. “É um ato brilhante, uma vez que, a finalidade é colaborar com a reinserção dos internos à sociedade. Com este incentivo, o interno poderá trabalhar seu psicológico e o dom que Deus lhe deu para poder executar seu labor com excelência”, ressaltou Waldelita.
A defensora acrescentou que ações desta natureza incentivam e motivam as potencialidades dos internos. “Muitos chegaram ao PPF achando que não tinham mais nenhum sonho para sua vida. Mas com esse trabalho, a luz é reacesa dos internos que querem uma transformação de vida. Portanto, devemos colaborar para que dentro do presídio existam ferramentas e ações estimulantes aos reeducandos para que estes, após sua socialização, sejam ativos e frutíferos na sociedade”, pontuou.
A Penitenciária de Psiquiatria Forense tem cerca de 70 internos cumprindo medidas de segurança e muitos deles demonstram aptidão ou inclinações para habilidades artísticas. A programação do evento inclui apresentação da Orquestra de Câmara da EEMAN, além de oficina didática instrumental, exibição de curtas metragens, diálogos de artes visuais e apresentações musicais.
Discussion about this post