O Brasil perdeu 34 mil leitos hospitalares em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde. A Paraíba reduziu a oferta em 15% e foi um dos estados do país que mais contribuíram com esse cenário de caos, já que a insuficiência de leitos para internação ou realização de cirurgias é um dos fatores para o aumento do tempo de permanência nas emergências.
Os dados se referem ao período entre 2010 e 2018, quando a redução atingiu principalmente a psiquiatria, a pediatria clínica, a obstetrícia e a cirurgia geral. Em março de 2010 o Brasil tinha 336.842 leitos de internação para uso exclusivo do SUS. Em março deste ano, esse número reduziu para 302.524 leitos, uma queda de 10%.
Em termos percentuais, o estado do Rio de Janeiro foi o que mais perdeu leitos: foram 9 mil leitos no período, uma queda de 28%. Depois do Rio, Sergipe foi o estado que mais perdeu, com 500 leitos a menos, o que significou diminuição de 19%. A Paraíba perdeu quase mil leitos de internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Cinco estados aumentaram o total de leitos de internação: Rondônia (25%), Roraima (12%), Amapá (11%), Tocantins (10%) e Mato Grosso (8%).
Mais detalhes na reportagem do Jornal das Dez, da Globo News no link http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/t/todos-os-videos/v/mais-de-34-mil-leitos-foram-extintos-no-sus-nos-ultimos-oito-anos-no-pais/6724770/
Discussion about this post