O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), iniciou nesta segunda-feira (16) uma capacitação para novos supervisores municipais do Programa Primeira Infância no Suas (Sistema Único de Assistência Social) / Programa Criança Feliz. Os novos supervisores de cerca de 30 municípios serão capacitados pela equipe estadual do programa sobre a metodologia introdutória, que é o “Guia para a visita domiciliar”.
O Guia apresenta o passo a passo de como deve acontecer a visita domiciliar. Mas, segundo a coordenadora do Programa na Paraíba, Rafaella Sitcovsky, para entender como acontece essa visita é preciso entender também um pouco da política da assistência social, do funcionamento dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), saber a necessidade de conhecer o território e as famílias e suas configurações.
Uma das atribuições dos supervisores presentes na capacitação desta semana é a de ser multiplicador e assim também capacitar os visitadores, que são aqueles que estão cotidianamente fazendo as visitas às famílias e trazendo as devolutivas para as supervisões, para que essas possam trabalhar na rede.
Para a assistente social e supervisora do Programa, no município de Olivetos, Maria Betânia, a capacitação é de fundamental importância pra quem está chegando ao programa. “Mesmo com o acompanhamento teórico do Guia, precisamos de uma orientação de pessoas que já trabalham na função pra dividir experiências e aprender não só na teoria, mas ter referências da prática”, comentou.
O Programa Primeira Infância no Suas / Programa Criança Feliz tem uma estratégia intersetorial de intervenção no contexto familiar e social, com vistas ao atendimento integral das necessidades de cuidado de crianças na primeira infância, a preparação para a parentalidade responsiva, ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a integração das redes setoriais de proteção no território, atuando na prevenção de situações de negligência e vulnerabilidade sociais.
Sobre os desafios do programa, a coordenadora Rafaella destacou o de fazer com que as pessoas compreendam que ele é um programa da política da assistência social. E ainda: “que o Cras é a referência do programa, que ele tem um território, que o indivíduo não pertence ao programa, mas que ele está inserido na política. O Programa Criança Feliz tem dois pilares, a visitação e a intersetorialidade, que é você trabalhar as diversas políticas em prol da primeira infância. É preciso compreender que estamos na rede e devemos enfrentar o desafio de trabalhar efetivamente nela”, enfatiza a coordenadora.
A capacitação será encerrada na próxima sexta-feira (20). A equipe estadual do programa já estrutura um novo módulo de capacitação para o mês de outubro, que será sobre os “Cuidados para o desenvolvimento da criança.”
O Programa Primeira Infância no SUAS / Programa Criança Feliz é consequência da lei nº 13.257 de 08 de março de 2016 e foi instituído pelo Decreto nº 8.869 de 05 de outubro de 2016. O Programa atende gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e Cadastro Único (CadÚnico); crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do PBF e CadÚnico, e crianças de 0 a 6 anos, atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Secom-Pb
Discussion about this post