O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), realizou, na noite dessa quinta-feira (29), junto com as Comissões de Residências Médica (Coreme) e Multiprofissional (Coremu), a formatura dos residentes dos programas de residências médicas, uniprofissional e multiprofissional. Na ocasião, também foi assinado o protocolo de intenções, entre a Universidade Federal de Campina Grande e a ESP-PB, para o campo de residências em Saúde, estágios e pesquisas. O evento aconteceu na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa.
Ao todo, 69 alunos concluíram o programa, sendo 39 da residência médica (anestesiologia, cardiologia, clínica médica, endoscopia ginecológica, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, medicina intensiva pediátrica, neurologia, ortopedia e traumatologia, pediatria), nove da residência uniprofissional (clínica integrada odontológica, enfermagem obstétrica, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial) e 21 da residência multiprofissional (saúde coletiva e saúde da criança).
Para o secretário da Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, de 2019 até o momento, o programa de residências avançou e hoje é referência no país. Ele destaca que esse avanço tem trazido parcerias, como a assinada hoje com a UFCG, levando o programa para o Alto Sertão, reforçando a interiorização.
“Esse é o melhor momento da saúde no estado. O governador investe em saúde e cada vez mais em seus profissionais. A Paraíba precisa de profissionais bem formados, para garantir uma assistência cada vez melhor e que o SUS avance cada vez mais em todas as regiões do estado. Aproveito para dar as boas vindas a quem está iniciando o programa agora. Nossos hospitais estão de portas abertas para vocês”, pontuou.
A diretora-geral da ESP-PB, Vanessa Meira, destacou que a Paraíba é o sexto estado com a melhor oferta de vagas para a residência no país. E reforçou que os formandos são profissionais que podem mudar o SUS. “Esses alunos concluintes irão contribuir para melhorar a assistência em saúde da população paraibana. Esperamos que o SUS seja uma bandeira defendida nos espaços de atuação deles. Registro aqui o agradecimento ao Governo da Paraíba que tem em seu plano de trabalho e gestão o fortalecimento aos Programas de Residência em Saúde”, frisou.
A formanda da residência em saúde coletiva, Bruna Fernandes, lembrou que esta é a primeira turma de sanitaristas formados pela ESP-PB. E reforçou o papel do SUS em sua formação. “De todas as possibilidades, a gente tem a defesa do SUS como o norte principal. Não só a defesa, mas também a construção. Que a gente construa todos os dias um SUS cada vez melhor e mais universal”, disse.
Durante o evento, também foram celebrados os 10 anos de abertura do Programa de Residência Médica em Pediatria (Remep) e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança (Remusc). Ambos surgiram da necessidade de fortalecer o atendimento à criança e ao adolescente no estado e vem, ao longo de uma década, formando profissionais que se destacam nos diversos espaços que ocupam sejam na assistência, na docência e na gestão.
Estiveram presentes na cerimônia, o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, o reitor da UFCG Antônio Fernandes, o superintendente da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) Ari Reis, além da direção do Hospital Pediátrico Arlinda Marques e da Maternidade Frei Damião.
Discussion about this post