O Hospital Regional de Cajazeiras recebeu, nesta sexta-feira (31), um tomógrafo para atender a demanda do alto sertão paraibano. A aquisição do equipamento foi resultado de uma emenda proposta pelo deputado federal Wilson Filho (PTB/PB), no valor de R$ 1milhão e 200 mil. Com a instalação do aparelho de tomografia computadorizada, a unidade deixará de recorrer ao serviço terceirizado e ampliará o atendimento ambulatorial para os mais de 14 municípios da 9ª macrorregião de saúde, atendidos pelo Hospital.
O equipamento encontra-se em fase de instalação, uma vez que será necessária a readequação da unidade para que o equipamento comece a funcionar. Uma reforma no valor de R$ 200 mil está sendo feita com recursos próprios do Estado para o reforço do piso, aumento das portas e acessibilidade da sala onde funcionará o equipamento. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, este tomógrafo vem para preencher um vazio assistencial do usuário do SUS no alto sertão.
“A população terá a ampliação dos atendimentos, com a agilidade de diagnóstico e o acesso ao tratamento adequado”, explica o secretário, que agradece o recebimento da emenda proposta pelo deputado. “A emenda permitiu a aquisição deste tomógrafo e com recursos próprios realizaremos a instalação do equipamento. Uma união entre o Governo e o Deputado, que atenderam ao clamor da população”, finaliza.
Já para o deputado Wilson Filho a aquisição deste equipamento é uma demanda histórica que hoje se concretiza através do trabalho em parceria com o Governo do Estado. Ele enfatiza ainda a relevância do maquinário neste período de pandemia: “Dentre outras funções importantíssimas, o tomógrafo é capaz de ajudar no diagnóstico da Covid-19, por meio de imagens computadorizadas da região torácica de pacientes com suspeita”.
O aparelho de tomografia computadorizada permite o diagnóstico seguro e não invasivo em pacientes pediátricos e adultos. Segundo o diretor do Hospital Regional de Cajazeiras, Manoel Telamon, o aparelho atenderá à urgência e emergência, aos pacientes internados, bem como do ambulatório ampliando a capacidade diagnóstica nas áreas de ortopedia, cirurgia geral, neurologia, UTI e pacientes Covid-19. A expectativa da direção é de que haja um incremento de 1.500 exames por mês, quando as atividades do ambulatório forem retomadas em Cajazeiras.
Discussion about this post