O Hospital Municipal do Valentina é referência para atendimento de urgência e emergência em pediatria e neste período de pandemia, é referência para assistir crianças e adolescentes com síndromes respiratórias suspeitas para Covid-19. Desde o início da crise, em março, até o dia 18 de agosto, mais de 13 mil atendimentos foram feitos, sendo aproximadamente 55% do município de João Pessoa e 44% distribuídos entre crianças e adolescentes do Estado da Paraíba.
Ampliando os números para antes da pandemia, de janeiro até agosto, o hospital atendeu aproximadamente 24 mil crianças, sendo 46% vindas de outras cidades. Segundo a diretora geral do Hospital, Ana Carolina Estrela, a maioria das crianças que são provenientes de outros municípios, pertencem a Grande João Pessoa (Bayeux, Santa Rita e Cabedelo), como também Mamanguape e Conde.
Ao se preparar para receber pacientes com a Covid-19, os cuidados e protocolos receberam total atenção dentro do hospital, para que tudo ocorresse de maneira segura para funcionários e pacientes. A diretora afirma que todas as crianças são atendidas no pronto atendimento, onde uma área é destinada a casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e outra área para casos sem suspeição.
Apesar de ser um hospital de Sistema de Portas Abertas, ou seja, que atende toda a demanda espontânea, de crianças e adolescentes, 0 a 17 anos, 11 meses e 29 dias, é importante lembrar que casos leves, sem gravidade, de Covid-19, podem ser atendidos nas Unidades de Saúde da Família (USFs). A cidade de João Pessoa conta com 200 Equipes de Saúde da Família, distribuídas em 100 prédios de USFs, o que representa uma cobertura de Saúde da Família em 83%, uma das maiores entre as capitais do País.
Discussion about this post