O Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, recebeu novos aparelhos médicos adquiridos com verba doada pelo Grupo Raia Drogasil. A entrega aconteceu na tarde desta terça-feira, 22, e contou com a presença de autoridades.
Com o recurso, o Hospital passou a contar com 14 novos monitores multiparâmetros, dois aparelhos de litotripsia (para tratamento de cálculos renais) e diversos acessórios. A empresa de varejo farmacêutico destinou o montante de R$ 190 mil para a compra dos itens. Todo esse aparato vai reforçar o atendimento a pacientes graves de covid-19 acompanhados na instituição de saúde e, parte dele, já está em pleno funcionamento.
O superintendente Marcelo Tissiani agradeceu pela iniciativa e avaliou como brilhante a ação do grupo farmacêutico RD. “Essa doação tanto vai nos ajudar para que possamos manter a assistência humanizada para toda a população. Atitudes como essa nos trazem a esperança de saber que estamos no caminho certo e que o DNA deste hospital continua sendo assistência e ensino de qualidade”, destacou.
Na ocasião da entrega dos itens, estiveram presentes também o reitor da Universidade Federal da Paraíba, Valdiney Gouveia, colaboradores do Hospital, integrantes do Serviço de Fissuras Labiopalatinas do HULW, e representantes do Instituto Palate, parceiro da instituição no atendimento aos fissurados.
O chefe do serviço de Fissuras Labiopalatinas do hospital, Paulo Germano, explicou que a doação foi intermediada pelo Instituto Palate, um dos principais parceiros do serviço referência para o tratamento de crianças paraibanas que nascem com a malformação. “Recebemos esse recurso e repassamos o valor, na sua integralidade, para o Hospital Universitário Lauro Wanderley”, explicou Germano.
O monitor multiparâmetros é um dispositivo com tela ampla, na qual mostra em tempo real informações como a frequência cardíaca com o traçado de eletrocardiograma e frequência respiratória do paciente. “Vai ser um diferencial no tratamento dos pacientes diagnosticados com coronavírus internados na UTI do HULW”, disse o cirurgião-geral André Macedo, explicando que o aparelho de litotripsia também poderá ampliar o atendimento a pacientes com covid acompanhados no hospital.
A iniciativa do grupo Raia Drogasil foi possível graças ao movimento chamado Todo Cuidado Conta, criado pela empresa durante a pandemia de coronavírus. Foram destinados R$ 25 milhões para 50 hospitais de todo o país que tratam covid e também outras doenças. “A expectativa com essas doações é de uma nova alternativa de tratamento para somar aquelas que já temos. São equipamentos que vão fortalecer a atenção médica tanto no âmbito dos pacientes como covid-19 como também dos demais pacientes que buscam a nossa instituição”, enfatizou Marcelo Tissiani.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.
O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Discussion about this post