De forma organizada, com adoção de medidas adicionais de segurança e a introdução de novos fluxos assistenciais, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e vinculado à Rede Ebserh, iniciou a retomada do atendimento ambulatorial na instituição. Devido à suspensão das consultas, ocorrida em março deste ano em função da pandemia de covid-19, o centro de saúde precisa reagendar 30 mil consultas de 22 mil pacientes. Para isso, foi elaborado um plano de retomada das atividades assistenciais.
A nova dinâmica começou no início de agosto e, por dia, estão sendo atendidos cerca de 200 usuários. O trabalho é coordenado pela Gerência de Atenção à Saúde (GAS), por meio do Serviço de Regulação e Avaliação em Saúde. “Iniciamos há pouco tempo a retomada das nossas atividades ambulatoriais. Essas atividades estão sendo feitas de forma muito organizada, obedecendo a um cronograma, a um regramento e a uma triagem para que o acesso dos pacientes ao hospital ocorra de forma segura, evitando-se aglomerações”, explicou o gerente da GAS, Moisés Diogo de Lima.
Os primeiros pacientes atendidos pelo HULW foram contatados diretamente pela instituição. É o caso da paciente Daniele Figueiredo da Silva, 28 anos, que ficou feliz por ter conseguido remarcar uma consulta para o cardiologista. “Ligaram para mim e eu gostei muito. Como eu tenho uma síndrome rara, preciso fazer uma cirurgia. Achei essa iniciativa ótima, e o hospital também me ligou durante a pandemia, por vídeo chamada. Assim eu mantive contato com os médicos”, disse.
LINHAS TELEFÔNICAS – Em uma nova fase do plano de retomada, o Serviço de Regulação do HULW divulgou o número de cinco linhas telefônicas, para que os próprios pacientes possam entrar em contato com o Hospital Universitário e remarcar sua consulta. Os telefones à disposição da comunidade são: 3206-0606, 3206-0609, 3206-0652, 3206–0656 e 3206-0689. Importante: o horário de atendimento para o reagendamento por telefone é das 8h às 12h e das 14h às 16h.
“O Setor de Regulação e Avaliação em Saúde vem buscando readequar o planejamento inicialmente feito para a marcação de cerca de 30 mil consultas de aproximadamente 22 mil usuários, no período de 18 de março de 2020 a 31 de julho de 2020. Sendo assim os serviços estão sendo regularizados paulatinamente de acordo com a nossa capacidade técnica e de pessoal”, explica Leonardo de Figueiredo, chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde.
Como foram vários meses com serviços suspensos no Hospital Universitário, o processo de retomada é complexo. Exige paciência por parte da comunidade e muito trabalho da equipe do HULW. “Acreditamos que, conforme nosso planejamento inicial, estaremos com todos esses pacientes incluídos na agenda até novembro”, afirma Leonardo de Figueiredo.
O chefe do Serviço de Regulação e Avaliação em Saúde do HULW ressaltou que a programação de remarcações obedece a uma ordem cronológica. Ou seja, inicialmente, serão remarcados os agendamentos para os pacientes que não realizaram consultas no período de 18 de março a 30 de abril passado. Além de os próprios pacientes poderem ligar para o Hospital Universitário, o Serviço de Regulação continuará fazendo ligações para os usuários com cadastro ativo e regular na instituição.
Segundo a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Analyane Braga, a reabertura do ambulatório está sendo gradual, no intuito de manter as medidas preventivas para a contaminação por coronavírus. “Já estávamos atendendo em alguns setores, com cirurgias oncológicas, pré-natal e pulsoterapia. Nessa nova etapa, aos poucos estamos acrescentando as especialidades clínicas”, afirma. Ela disse ainda que, no momento, o HULW está atendendo presencialmente apenas 40% da demanda habitual.
Para acomodar os usuários que chegam antes do horário de atendimento, foram instaladas tendas fora do ambulatório, onde há uma equipe que orienta e organiza os pacientes em relação ao dia e à hora da consulta. Já na entrada do HULW, há outra equipe para a triagem de usuários com sintomas de covid-19; o que é feito por meio de aplicação de questionário estruturado e verificação de temperatura.
Com o objetivo de orientar os pacientes, também foi feita toda a sinalização dos ambientes de atendimento. Além disso, nos guichês de marcação, o hospital adotou barreira física entre as filas e marcação no piso para garantir o distanciamento necessário. As medidas adotadas ainda incluem revisão de pias para lavagem das mãos e dispenser para sabão líquido e álcool em gel, além de papel-toalha.
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