Nesta segunda-feira (5), aniversário de 434 anos da capital paraibana, o veador Humberto Pontes (Avante) prestigiou a inauguração da primeira etapa do novo Parque Zoobotânico Arruda Câmara, realizada pelo prefeito, Luciano Cartaxo. Conhecido popularmente como ‘Bica’, o ambiente reúne fauna e flora há quase um século e teve seu conceito renovado para promover conexão e convívio mais qualificado entre pessoenses e turistas que visitam o local, com uma série de serviços e atrações. “É uma obra que mostra a qualidade desta gestão, que tem a coragem de trazer novos conceitos para espaços já conhecidos e tradicionais da cidade, com ações de renovação, conscientização e preservação”, destacou o parlamentar.
O vereador ainda falou sobre outros locais da cidade que receberam e estão recebendo investimentos. “Foi assim com a Lagoa, está sendo com as praças, e também com o Parque Arruda Câmara, cuja mudança se inicia desde o momento que os visitantes chegam, com um novo pórtico, estacionamento, acessibilidade, praça de alimentação, trilhas ecológicas, que estimulam os sentidos e a educação ambiental, entre outras novidades, que incluem requalificações das áreas voltadas para os animais”, ressaltou parlamentar.
O prefeito Luciano Cartaxo frisou a relação da Bica com a memória afetiva das pessoas e com a própria cidade. “Essa obra promove um resgate histórico e cultural e também de construção de uma nova relação das pessoas com o meio ambiente. Conseguimos fazer algo diferenciado que integra a Bica ao bairro e uma estrutura interna que traz mais harmonia, bem-estar e qualidade de vida para as pessoas”, afirmou o chefe do Poder Executivo municipal.
Novidades – O Parque ganhou três novas trilhas ecológicas: a Trilha das Águas, a Trilha Sensorial e a EcoTrilha. Além disso, o setor de Educação Ambiental foi fortalecido, com um Jardim Sensorial e requalificação do orquidário. Quem visitar o local poderá apreciar e aprender mais sobre espécies nativas e raras, com palestras, cursos e oficinas na área. As práticas integrativas também ganharam destaque: ao lado da Auriculoterapia e da Terapia Floral Saint Germain, já ofertados pelo Parque, serão disponibilizadas outras práticas como Acupuntura, Massagem Terapêutica, Tai Chi Chuan e Ioga. Ainda serão oferecidos sucos de plantas medicinais e chás da tarde.
Para os animais, mais conforto. A Bica conta com uma equipe multiprofissional que trata e reabilita suas funções para que possam voltar a viver com mais conforto. Na primeira etapa de execução de das obras, as principais intervenções foram no Recinto dos Jacarés e no Espaço Falconiforme. O Recinto dos Jacarés foi requalificado, passando por reformas de restauração, aumentando sua potencialidade.
Assessoria
Discussion about this post