Iluminação reforçada e instalação de câmeras de vigilância vão garantir mais segurança à população que pratica caminhada na área em torno do Estádio Almeidão e do Ginásio Ronaldão, localizados no Bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa. As medidas também pretendem coibir e flagrar pessoas que praticam maus tratos e o abandono de gatos no local.
O tema foi lembrado pela vereadora Fabíola Rezende (PSB) na última sessão plenária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), quando ela comemorou a decisão judicial que garantiu a permanência de cerca de 40 gatos regatados por protetores da causa animal nas proximidades do Estádio Almeidão, que foram castrados e receberam atendimento veterinário e hoje se encontram recolhidos em uma sala instalada no Ginásio Ronaldão.
“A questão dos gatos no Almeidão foi uma vitória do pessoal da proteção animal. A ação na Justiça foi feita pelo advogado Francisco Garcia, que atua em defesa da causa animal”, enalteceu Fabíola, informando que, na última quarta-feira (4), esteve com o secretário da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Zezinho Botafogo, tratando sobre os animais em situação de abandono na área do estádio e do ginásio mantidos pelo governo do estado.
“O secretário Zezinho e o governador João Azevêdo (PSB) estão sensíveis à causa animal. E o secretário está se colocando à disposição para ajudar”, afirmou a vereadora, lembrando que, antes de se licenciar do mandato na Câmara para assumir a Sejel, Zezinho Botafogo já tinha apresentado um requerimento, aprovado pelo Legislativo da capital, acerca da necessidade de melhoria da iluminação e da instalação de câmeras para garantir mais segurança à população naquela área do Almeidão.
“Não só para a proteção das pessoas que caminham lá, muitas vezes à noite, mas também para observar pessoas que abandonam os animais no local, o que é crime”, ressaltou Fabíola Rezende, que também vai solicitar o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) para atuar junto ao governo do estado para a promoção dessas melhorias na área.
“O governo do estado, através das ações do secretário Zezinho Botafogo, está fazendo tudo ao seu alcance para que ali possa ter uma melhor iluminação e as câmeras de vigilância vão proporcionar maior segurança às pessoas”, disse Fabíola, acrescentando que acredita na Justiça e no bom senso da administração estadual para coibir os maus tratos aos gatos que são abandonados na área do Almeidão e do Ronaldão.
A decisão da Justiça que determinou e garantiu que os cerca de 40 gatos regatados próximo ao Estádio Almeidão permanecessem e continuassem sendo tratados em uma sala cedida no Ginásio Ronaldão ocorreu na tarde da última terça-feira (3). Essa sala, que estava desocupada e sem uso foi conseguida no ano passado pelos defensores da causa animal.
Com a decisão, o advogado Francisco Garcia disse que os protetores, há um bom tempo, aguardavam que o Poder Judiciário da Paraíba reconhecesse os direitos dos animais que estão na Constituição Federal e no Código do Direito e do Bem Estar dos Animais da Paraíba. “Uma liminar à favor da vida animal à luz da legislação que protege esses seres é uma vitória do tamanho do mundo”, comemorou Francisco Garcia na oportunidade.
Segundo o advogado, a ideia é que o próprio Ginásio Ronaldão tenha a guarda dos gatos que lá estão abrigados, enquanto o pessoal da proteção faz os resgates e providencie as castrações adoções. Essa ideia será apresentada durante uma audiência de conciliação que ocorre nesta segunda-feira (9).
Ainda na sessão da Câmara na última quinta-feira (5), a vereadora Fabíola Rezende ressaltou: “Dizer que o governo do estado não está trabalhando em relação à causa animal, eu acho muito cedo. Até porque aqui tem uma vereadora e sei que vou ter o apoio do governador João Azevêdo para que a gente possa, junto com a Prefeitura de João Pessoa, defender a causa animal”.
Discussion about this post