O maior planeta do sistema solar, Júpiter, poderá ser observado neste domingo (10), de 18h às 19h, pelas lunetas do laboratório de astronomia da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é gratuita para todas as idades. A observação astronômica será conduzida pelo professor de astronomia educativa da Estação Cabo Branco, Marcos Jerônimo, que lembra ao público que a observação planetária depende muito da boa visibilidade do céu no dia.
A National Aeronautics and Space Administration (Nasa), em sua página oficial, informou recentemente que, embora o planeta seja grande o suficiente para caber três Terras, a grande mancha vermelha existente em Júpiter vem encolhendo há um século e meio. De acordo com os cientistas, não se sabe ao certo de quanto tempo a tempestade continuará a contrair ou se desaparecerá por completo.
O quinto planeta mais distante do Sol e o mais massivo de nosso sistema solar, Júpiter tem uma longa história que surpreende os cientistas, desde 1610, quando Galileu Galilei encontrou as primeiras luas além da Terra. Essa descoberta mudou a maneira como vemos o universo. Júpiter gira uma vez a cada 10 horas (um dia jupiteriano), mas leva cerca de 12 anos terrestres para completar uma órbita do Sol (um ano jupiteriano).
Para quem gosta de astronomia e de contemplar o céu e as estrelas poderá neste domingo tirar todas as dúvidas com o professor Marcos Jerônimo.
Asteroide Day – Já no dia 30 de junho (sábado), em comemoração ao dia do asteroide, comemorado em todo mundo, haverá, na Estação Cabo Branco, palestras sobre a existência de asteroides no espaço. Após as palestras, acontecerá a observação com lunetas e telescópios nos jardins da Estação Cabo Branco. A atividade será das 15h às 17h, com o professor Marcos Jerônimo e o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA). A entrada é gratuita.
Serviço:
Observação Planetária
Planeta Júpiter
Instrutor: Professor Marcos Jerônimo
Horário: 18h às 19h
Local: Jardins da Estação Cabo Branco
Informações: 3214.8270 – 3214.8303
Discussion about this post