já virou rotina as macas das Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de João Pessoa e municípios da Região Metropolitana ficarem retidas, e na noite desse domingo (17) não foi diferente, após postagem na internet de uma foto na qual no estacionamento do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, tem mais de 10 ambulâncias a espera das macas retidas.
Na internet, imagens dos veículos estacionados foram compartilhadas pelos internautas. De acordo com a médica Erika Rivenna, coordenadora-geral do Samu João Pessoa, problema realmente aconteceu e envolveu cerca de 10 ambulâncias (na capital paraibana, 11 veículos prestam atendimento aos usuários). “A recorrência do problema vai depender do fluxo, porém nesse volume ainda não tinha acontecido neste ano”, disse ao Portal T5.
A médica ainda revelou que o número de veículos parados no hospital pode ter sido maior por conta das ambulâncias de outras cidades. Apesar do ocorrido, a coordenadora disse que motivo da retenção não foi informado pela unidade.
A assessoria de comunicação do hospital foi procurada e questionada sobre o acontecido, em nota informou a direção do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto esclareceu que “todas as macas do Samu são devolvidas em tempo hábil, com isso, a unidade de saúde reforça veementemente que não há retenção de macas. Ocorre que em casos de pacientes graves e instáveis, o primeiro atendimento deve ocorrer nas macas das ambulâncias, sendo estas liberadas o quanto antes, conforme protocolo de atendimento hospitalar a pacientes graves, de acordo com portaria do Ministério da Saúde”.
O Hospital de Trauma ainda informou que é responsável por todos os casos de média e alta complexidade da primeira macro região do Estado que inclui mais de 60 municípios, além dos estados circunvizinhos, e tudo isso dando suporte a toda rede municipal, para que a população não fique sem atendimento.
Discussion about this post