Na tarde desta quinta-feira (12), as crianças e adolescentes do projeto Ação Social Pela Música, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), tiveram a oportunidade de mais uma vez mostrarem o seu talento. Eles se apresentaram no Concerto de Natal do Fórum Cível, promovido pela Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (AEMP).
Quem também fez questão de acompanhar a apresentação dos pequenos alunos foi a primeira-dama da Capital, Maísa Cartaxo, que se mostrou extremamente satisfeita com o reconhecimento do projeto. “Estar aqui é o reconhecimento do fortalecimento de nossas ações de incentivo à educação e cultura para nossas crianças. O projeto só cresce e esperamos que cada vez mais jovens tenham essa oportunidade de descobrir seu talento”, afirmou Maísa Cartaxo.
Com o objetivo de ajudar ao próximo, através da arrecadação de alimentos para a entrada do concerto, e apreciar o talento dos jovens músicos, a associação promoveu o evento que já vem acontecendo há dois anos. “Pelo segundo ano consecutivo resolvemos promover esse encontro. A ideia de trazer as crianças do Ação Social pela Música veio da vontade de tornar esse projeto ainda mais conhecido, para que mais pessoas tenham a oportunidade de ver essa orquestra linda tocar”, ressaltou Solange Franca, presidente da AEMP.
Como em toda apresentação, as crianças se prepararam durante algumas semanas e estavam contentes de poderem mostrar seu talento. Manuel Pietro, de 10 anos, faz parte do projeto da unidade do Centro Cultural de Mangabeira desde os 8 anos e estava muito empolgado para se apresentar. “Eu gosto de me apresentar. É muito gratificante tocar violino, eu me sinto muito bem”, disse.
Incentivo à arte – Durante todo ano, a orquestra ensaia no contra turno escolar para que nos últimos meses, em eventos como este, os jovens possam mostrar seu talento. Para o maestro Samuel Espinoza, do Centro Cultural de Mangabeira, esse projeto social, através da música, ultrapassou barreiras e hoje é um projeto além de tudo, artístico. “Eu sempre digo: dê uma oportunidade para uma criança e ela vai mostrar todo seu potencial. E aqui estão essas nossas crianças. Elas são extremamente talentosas, estão se tornando verdadeiros músicos, artistas”, afirmou.
O projeto Ação Social Pela Música é mantido integralmente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), atendendo crianças e adolescentes com idade de 6 a 16 anos, aliando o ensino da música à educação formal, num sistema de jornada complementar à escola. Atualmente o projeto Ação Social pela Música atende cerca de 300 crianças nas quatro unidades da Capital (Alto do Mateus, Mangabeira, Gervásio Maia e Bairro dos Novais).
Discussion about this post