Do total de pequenos negócios em atividade no estado, 37% são comandados por mulheres, de acordo com dados do Sebrae Paraíba referentes ao segundo trimestre deste ano. Para expandir e fortalecer o empreendedorismo feminino, a instituição, em parceria com a Rede Mulheres Empreendedoras (RME), vai promover o 1º Café com Empreendedoras de João Pessoa.
O evento é gratuito e será realizado no dia 13 de novembro, no auditório do Sebrae Paraíba, a partir das 9h. A Rede Mulheres Empreendedoras é a primeira e maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil, com aproximadamente 300 mil participantes, e chega agora ao estado. De acordo com a embaixadora da rede em João Pessoa, Alexsandra Gomes, as mulheres têm dois grandes desafios quando o tema é o mundo dos negócios.
“O primeiro desafio a ser enfrentado é em relação à qualificação das empreendedoras. Há todo um interesse no empreendedorismo como alternativa de renda para as mulheres, mas também há a necessidade de se preparar para isso e ter um modelo mental formatado para os negócios. É preciso saber transformar uma boa ideia num modelo de negócio rentável e, para isso, tem que se qualificar. O segundo desafio é o acesso ao crédito. Existem linhas de financiamento disponíveis no mercado e que fomentam o empreendedorismo, então, é necessário viabilizar o acesso dessas mulheres a essas linhas de crédito, além de aumentar as possibilidades nesse sentido, com o auxílio de investidores anjo, por exemplo”, explicou.
Portal Correio
Discussion about this post