Depois de atracar na última quinta-feira (12) no Porto de Cabedelo, o Navio Hidrográfico Sirius estará aberto para receber visitas da população neste sábado e domingo, no período entre 14h e 16h30, no Porto de Cabedelo. A embarcação tem a finalidade de efetuar a coleta de dados nas águas do Brasil, realizar manutenção de faróis e servir como plataforma flutuante e apoio ao Poder Naval.
O Sirius tem comprimento de quase 80 metros e foi incorporado à Marinha do Brasil no dia 17 de janeiro de 1958. No dia 1º de julho de 2019, ele completou 4.500 dias de mar, sendo o navio com maior quantidade de dias de mar da ativa e o segundo com mais dias de mar em toda a história da Marinha do Brasil.
De acordo com a Marinha do Brasil, a embarcação concluiu recentemente um levantamento hidrográfico no Rio Amazonas. Entre os objetivos estava a melhor previsão de um fenômeno de maré no chamado “quebra-mola do Amazonas”.
Além das tarefas previstas em sua missão, o navio contribui para a formação de universitários das áreas de biologia marinha e oceanografia. Contribui, também, para os serviços meteorológicos marinhos e de sinalização náutica a cargo da Diretoria de Hidrografia e Navegação.
Visitação pública ao Navio Hidrográfico Sirius no Porto de Cabedelo
Data: 14 e 15 de setembro de 2019
Horário: Entre 14h e 16h30
Local: Porto de Cabedelo, Av. Presidente João Pessoa, S/N – Cabedelo
Principais características do Navio Hidrográfico Sirius:
Comprimento – 77,9 metros;
Boca – 12 metros;
Deslocamento Máximo – 1.878 toneladas;
Calado Máximo – 5,5 metros (calado original de 3 metros. Aumento devido a instalação de gôndola do Ecobatímetro Multifeixe);
Autonomia – 30 dias;
Velocidade de Cruzeiro – 9 nós;
Velocidade Máxima –11 nós;
Tripulação – 84 militares mais disponibilidade de 134 leitos para destacados; e
Passageiros – 14 pesquisadores.
Equipamentos Científicos:
Ecobatímetro Multifeixe (águas médias, até 4.000 m de profundidade);
Ecobatímetro Monofeixe;
Estação Meteorológica Automática;
Lançador de Batitermógrafo; e
Guincho Oceanográfico.
Secom/PB
Discussion about this post