Teve início nesse domingo (18), a a 8ª edição do Exercício Cruzeiro do Sul, denominado CRUZEX na cidade de Natal/RN, onde funciona uma base da Força Aérea Brasileira. Nesta edição reúne mais de 100 aeronaves, além de militares e observadores representantes de 14 nações, onde a Marinha e o Exército também participam.
Na cidade de Sousa, localizada no Sertão da Paraíba, foi instalado um radar da FAB no aeródromo, onde servirá para apoio no treinamento. Acredita-se que nas próximas horas poderá ter aviões sobrevoando os céus da cidade Sorriso, durante a realização do treinamento, e salto de paraquedas das tropas nas simulações de combate em guerra.
Na edição de 2018, irá ocorrer entre os dias 18 e 30 de novembro, tratando-se do maior treinamento conjunto e multinacional promovido pela FAB, com total previsto entre 1.200 a 1.300 horas voadas.
Brasil, Canadá, Chile, França, Peru, Uruguai e Estados Unidos estão presentes com militares e aviões. Já Bolívia, Índia, Suécia, Reino Unido e Venezuela participam como observadores. Portugal trará militares de forças especiais e, ao lado de Alemanha e França, ministrará palestras em um seminário sobre o emprego do poder aéreo em missões da ONU.
Da Redação
Sertão Informado
Discussion about this post