Os paraibanos terão uma oportunidade única de assistir às principais formações musicais do programa, que é referência no Brasil e no mundo
Nos dias 09 (quarta) e 10 (quinta), a Sala de Concertos Maestro José Siqueira no Espaço Cultural receberá a Orquestra e o Coro do NEOJIBA, programa do Governo da Bahia. Os jovens músicos, que já foram aplaudidos de pé nas mais importantes salas de concerto do Brasil e do mundo, irão apresentar uma ópera nordestina e um concerto sinfônico, sempre às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser reservados pelo Sympla (ópera / concerto).
Os integrantes do NEOJIBA também irão participar de atividades pedagógicas com o PRIMA (Programa de Inclusão Através da Música e das Artes), do Governo da Paraíba. Na quarta, eles irão participar de um intercâmbio cultural no Polo Prima Novais e no Polo Prima Alto do Mateus. Na quinta, será a vez dos alunos do Polo Prima Marcos Moura visitarem a Sala de Concertos Maestro José Cerqueira, para assistirem ao ensaio do NEOJIBA.
No dia 09, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, às 20h, acontece a apresentação da ópera nordestina “Dulcinéia e Trancoso”, sob regência de Lucie Barluet. Já no dia 10, no mesmo horário e local, acontecerá um concerto sinfônico, regido pelo maestro Eduardo Torres.
A “Turnê da Liberdade” começou pelas cidades de Aracaju, Maceió, Recife, seguindo Mossoró (12 e 13), Manaus (17 e 18) e Salvador (20).
Ópera nordestina composta por paraibano
A ópera “Dulcinéia e Trancoso”, que será apresentada pela primeira vez em João Pessoa no dia 9, foi composta por um paraibano, Eli-Eri Moura, que dá aulas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O professor declara-se um “fã incondicional” do NEOJIBA. “Não há maneira mais sublime de promover o desenvolvimento social que não seja através da música. No NEOJIBA, tal promoção é realizada com uma prática musical de altíssima qualidade. Certamente, teríamos um Brasil muito melhor se programas como esse estivessem disseminados por todo o país”.
Inspirada na obra de Ariano Suassuna, a ópera foi composta em 2009, sobre libretro de W. J. Solha, que vive em João Pessoa. O público poderá assistir a uma emocionante e mágica mistura de elementos da cultura ibérica e do Nordeste brasileiro. Essa é considerada a primeira ópera armorial, movimento idealizado na década de 1970 para valorizar a arte popular nordestina. A regência será da maestrina Lucie Barluet, com direção cênica de Chica Carelli e direção de movimento de Luana Serrat.
Do mar da Bahia aos rios da Amazônia
O concerto sinfônico, que acontece no dia 10, terá obras de compositores brasileiros contemporâneos, como “É doce morrer no mar”, para coro à capela, de Dorival Caymmi e Jorge Amado, com arranjo de Ernst Widmer, e “Canticum Naturale”, do catarinense Edino Krieger, inspirada nos pássaros e rios da Amazônia. A peça terá solo da soprano Emyle França. A regência será do maestro Eduardo Torres.
A apresentação também terá compositores europeus consagrados, como o checo Antonín Dvořák, com o “Romance op. 11 para violino e orquestra”, e Robert Schumann, com o “Concerto para violino e orquestra em ré menor”. As peças de Dvořák e Schumann terão como solistas os spallas (primeiros-violinos) da Orquestra NEOJIBA, Eliel Santana e Isabela Rangel.
Para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva, o concerto terá intérprete de libras.
Criado há 16 anos, o NEOJIBA tornou-se referência no Brasil e no mundo em desenvolvimento social por meio da música. Esta é a quarta turnê nacional realizada pelo programa, que já recebeu inúmeros prêmios de reconhecimento pelo trabalho que realiza.
Confira a programação:
09/08 – João Pessoa – Sala de Concertos Maestro José Siqueira, às 20h
Ópera “Dulcinéia e Trancoso”, com Orquestra NEOJIBA e Coro Juvenil, sob regência de Lucie Barluet
Solistas: Alessandra dos Santos Lima, Maiane Santa Izabel, Camila Ceuta (sopranos), Samuel Marques, Thiago Alves (tenores), Esdras Silva, Guilherme Bispo, Iuri Nery (baixos)
10/08 – João Pessoa – Sala de Concertos Maestro José Siqueira, às 20h
Concerto da Orquestra NEOJIBA e Coro Juvenil, sob regência de Eduardo Torres
Solistas: Isabela Rangel Elias e Eliel Santana
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 16 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.
“Turnê da Liberdade” – Orquestra e Coro do NEOJIBA da Bahia
09/08 : Ópera “Dulcinéia e Trancoso”, com Orquestra NEOJIBA e Coro Juvenil, sob regência de Lucie Barluet
Solistas: Alessandra dos Santos Lima, Maiane Santa Izabel, Camila Ceuta (sopranos), Samuel Marques, Thiago Alves (tenores), Esdras Silva, Guilherme Bispo, Iuri Nery (baixos)
10/08: Concerto da Orquestra NEOJIBA e Coro Juvenil, sob regência de Eduardo Torres
Solistas: Isabela Rangel Elias e Eliel Santana
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira / Espaço Cultural
Horário: 20h
Ingressos:
Ópera 9/8 – https://www.sympla.com.br/evento/opera-dulcineia-e-trancoso-coro-e-orquestra-neojiba-turne-da-liberdade/2067570
Concerto 10/8 – https://www.sympla.com.br/evento/concerto-orquestra-e-coro-neojiba-turne-da-liberdade/2067631
Discussion about this post