O câncer de mama atinge cerca de 45% das cadelas e 30% das gatas, sendo que 85% dos tumores são malignos, segundo Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB). Os tutores precisam ficar atentos para prevenir e diagnosticar o problema de saúde, alerta a vereadora de João Pessoa, Fabíola Rezende (PSB), que é protetora e defensora da causa animal. Ela aproveitou a campanha Outubro Rosa para lembrar que muitas pessoas desconhecem que a doença também atinge os pets.
“Estamos em pleno mês de alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico o mais cedo possível do câncer de mama, que é o Outubro Rosa. Eu quero aproveitar para alertar os tutores que essa doença também atinge os animais, e que quanto mais cedo o diagnóstico melhor será para a saúde dos pets”, ressaltou Fabíola Rezende. Ela acrescenta que dados do CRMV-PB apontam que 20% dos casos de câncer de mama em pets são diagnosticados muito tarde.
Fabíola Rezende frisou que a informação é uma arma importante para prevenir a doença. Ela lembrou que o uso de anticoncepcionais nas fêmeas aumenta o risco do surgimento da doença. E acrescentou que os tutores necessitam estar atentos e em caso de perceber qualquer caroço deve procurar um médico veterinário o mais rápido possível para investigar. “O cuidado, a prevenção, o diagnóstico cedo são as maiores armas para prevenir e tratar o câncer de mama, tanto para as pessoas, como também para os animais”, comentou.
“A campanha Outubro Rosa, assim como outras iniciativas visando alertar a população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, é fundamental para salvar vidas”, ressaltou Fabíola Rezende. E complementou: “Prevenir e diagnosticar a doença com rapidez é também uma prova de amor para com os pets. Portanto, tutores fiquem atentos e a qualquer suspeita leve seu animal a um médico veterinário”.
Discussion about this post