Um paciente de 53 anos que está internado há dois meses no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, realizou nesta quinta-feira (9) o sonho de rever o mar. É que mesmo morando na capital paraibana, seu Jarbas, como o paciente gosta de ser chamado, não consegue ir à praia há quatro anos, por problemas de saúde.
Para que Jarbas conseguisse voltar a ir à orla, foi preciso que a equipe que o acompanha na unidade de saúde fizesse um planejamento prévio, com a autorização de todas as pessoas responsáveis pelo tratamento dele.
Seu Jarbas foi visitar a praia acompanhado da equipe de saúde do HULW — Foto: UCS-HULW-UFPB/Divulgação
“Jarbas é nefropata, cardiopata, com doença arterial periférica e teve a perna amputada. Como ele é um paciente muito debilitado e o futuro dele é incerto, a gente pensou que deveria atender esse desejo dele e tornar esse dia viável. Toda a equipe se prontificou para garantir isso e graças a Deus o desejo dele foi atendido”, explica o médico Eduardo Gomes de Melo.
O deslocamento até o Busto de Tamandaré, entre as praias de Cabo Branco e Tambaú, foi feito em uma ambulância, e Jarbas foi acompanhado do médico, de um assistente social, da psicóloga e também por uma equipe de enfermagem. “Eu confesso que estava com receio de que não desse certo, mas todo mundo disse sim e, de prontidão, providenciamos a estrutura para trazê-lo à praia”, conta Eduardo.
O paciente passou por pontos turísticos com o Busto de Tamandaré o Largo da Gameleira, na orla de João Pessoa — Foto: UCS-HULW-UFPB/Divulgação
Discussion about this post