O governo federal começou a entregar aos estados 1,7 milhão de doses de vacina pentavalente, que estava em falta em várias regiões. Na Paraíba, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), chegaram 19 mil doses, que é suficiente para uma rotina mensal, mas a demanda reprimida é de cinco meses.
A Secretaria de Saúde já distribuiu para as gerência regionais e os municípios já foram buscar.
Ainda não há previsão para outras liberações e a orientação do Ministério da Saúde, de acordo com a SES, é que quando as doses da pentavalente acabem, seja realizado o esquema alternativo divulgado (DTB + Hepatite B).
A pentavalente imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, além de combater uma bactéria que causa problemas respiratórios. As crianças têm que tomar as doses aos dois, quatro e seis meses.
Em julho de 2019, a Anvisa recolheu lotes da vacina porque foram reprovados no controle de qualidade. Desde outubro, estava faltando vacina em quase todo o Brasil. O Ministério da Saúde comprou vacinas de outra empresa e enviou na semana passada mais de 800 mil doses e, até o fim desta semana, deve entregar outras 900 mil.
Segundo o ministério, os estados são responsáveis por distribuir aos municípios.
Discussion about this post