Central de Transplante da Paraíba (CET-PB), que integra a rede estadual de Saúde, retomou nesta quarta-feira (30) as atividades para realização de transplantes de córneas, após autorização do Ministério da Saúde. O serviço estava paralisado em todo o país desde o início da pandemia do coronavírus. Atualmente, 438 pessoas estão na fila de espera por uma córnea no Estado.
“Fizemos as devidas adaptações para seguir as medidas de higiene e segurança contra o novo coronavírus. Nossa equipe está preparada para realizar busca ativa e continuar prestando um serviço de excelência, seguindo todos os protocolos exigidos durante esta pandemia”, informou a enfermeira e coordenadora de ações estratégicas da CET-PB.
Transplante de córnea – A maior parte dos procedimentos de córnea, que duram, em média, uma hora, é feita com anestesia local e de forma ambulatorial, ou seja, o paciente é estabilizado e liberado no mesmo dia.
O procedimento é indicado em patologias associadas à curvatura da córnea, como alguns casos de ceratocone, ceratopatia bolhosa, úlcera de córnea, leucomas corneanos, entre outros. Pode ser recomendado, ainda, em casos de transparência e regularidade perdidas da córnea. Caso as lentes não estejam mais funcionando, o transplante de córnea é indicado para que a membrana doente seja substituída por uma saudável.
Discussion about this post