Começam nesta quinta-feira (25) as Audiências ou Assembleias Regionais do ciclo 2018 do Orçamento Participativo de João Pessoa. Na oportunidade, os moradores dos bairros e comunidade da cidade de João Pessoa poderão dialogar com a gestão municipal. As demandas já estão sendo elencadas nas plenárias de participação popular. A primeira Assembleia será no Ginásio Odilon Ribeiro Coutinho, no Valentina Figueiredo, às 19h, e lá serão apresentadas as políticas públicas mais votadas.
A primeira audiência reunirá os moradores da 4ª e da 12ª Região de Participação Popular. A 4ª RPP compreende os bairros do Valentina I e II, Paratibe, Cuiá, Mussumagro, Barra de Gramame e as comunidades Frei Damião, Santa Bárbara, Doce Mãe de Deus, Praia de Gramame, Praia do Sol, Parque do Sol, Cidade Maravilhosa e Loteamento Sonho Meu. Já a 12ª RPP engloba os bairros de Gramame, Engenho Velho, Ponta de Gramame, Colinas do Sul I e II e as comunidades Conjunto Residencial Marinês e Residencial Gervásio Maia.
De acordo com o secretário do Orçamento Participativo, Francisco José das Chagas, a 4ª e a 12ª RPP receberam obras muito importantes obtidas da gestão através do Orçamento Participativo e por isso há grande expectativa em torno da primeira assembléia. “Esperamos uma grande participação da população que vê a materialização de obras e ações na região, como por exemplo, escolas, crei, moradias populares, entre outras coisas”, destacou.
O Orçamento participativo existe desde 2005, promovendo o diálogo direto com o poder público municipal, sobre o melhor encaminhamento dos recursos públicos do orçamento municipal. O Orçamento Participativo empodera a sociedade e fortalece o poder local, fazendo o compartilhamento de poder entre gestão e população, que participa e fiscaliza as ações do governo, além de ajudar na elaboração e implementação das peças orçamentárias: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); Lei Orçamentária Anual( LOA) e Plano Pluarianual (PPA).
Discussion about this post