O maior número de casos registrados foi de pessoas que apresentavam dores de cabeça, pico hipertensivo ou desidratação, bem como entorse. “Os plantões têm sido muito tranquilos e a natureza dos atendimentos é de casos simples”, disse a médica Tarsila Aquino.
O posto de saúde do Parque do Povo, principal local da festa, foi equipado com sala de urgência para pronto socorro a casos graves. A unidade de atendimento foi montada entre a Pirâmide Jackson do Pandeiro e o palco principal, por trás das barracas. O local possui dez leitos, sendo cinco macas e cinco poltronas reclináveis, além da maca da sala de urgência. No espaço tem desfibrilador e material para entubar os pacientes graves.
Em todas as noites o posto dispõe de médico plantonista, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Quatro equipes de socorristas com técnico, maqueiro e segurança também trabalham circulando pelo espaço da festa para atender as pessoas e encaminhar os casos necessários para o posto.
Além dessas equipes, três ambulâncias foram disponibilizadas em pontos diferentes do entorno do Parque do Povo, para transferência para as unidades de referência. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital de Trauma, o Hospital Municipal Doutor Edgley Maciel e o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida formam a rede de suporte da festa.
A Gerência de Vigilância Sanitária também atua no São João 2019 com fiscalização e orientação aos barraqueiros. E o setor de DSTs trabalha com a campanha de conscientização sobre a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis. Todas as noites as equipes distribuem preservativos e informativos, no Parque do Povo. A Saúde ainda disponibiliza ambulâncias para as festividades nos distritos de Galante e São José da Mata.
Discussion about this post