O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, compareceu a uma reunião na tarde desta quinta-feira (10) na sede do Ministério Público da Paraíba e definiu o início das obras de revitalização do Cine Capitólio e da Praça Clementino Procópio devem começar a ser executados no início do segundo semestre.
A prefeitura teria apresentado há quase três anos o projeto arquitetônico de revitalização do prédio e de toda a área a partir do modelo de Parceria Público-Privada (PPP). Este projeto já foi inclusive aprovado pela Câmara de Vereadores de Campina Grande, sem comprometimento de recursos do cofre municipal e oferecendo à cidade uma solução criativa e eficiente para um problema que se arrasta há mais de 17 anos. O impasse teria começado com a negativa por parte do Iphaep (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estado da Paraíba), sob a alegação de tratar-se de um prédio tombado.
Na reunião, o projeto foi apresentado e finalmente aprovado pelo Iphaep. Ficou decidido que o passo seguinte será a realização de uma reunião técnica, ainda sem data definida, e o envio do projeto para o Instituto por parte da Prefeitura. O Ministério Público definiu o dia 30 junho como prazo para que todo processo burocrático seja concluído e assim seja iniciada a execução da obra.
De acordo com Romero, a nova área contará com duas salas de cinema, biblioteca, espaços gastronômicos, cafés e boxes para outros tipos de comércio. “É nossa pretensão oferecer à cidade, principalmente aos alunos da rede pública de ensino, um espaço cultural e cinema gratuito todas as segundas-feiras”, destacou o prefeito, observando ainda que, graças ao ponto de convergência entre todos na reunião, “a página está virada e agora é avançar na liberação das questões técnicas para que a Prefeitura possa dar continuidade no processo licitatório”.
Prevenções
Até que as obras sejam iniciadas, de acordo com o prefeito Romero Rodrigues, a Defesa Civil e as secretarias de Obras e Planejamento deverão tomar todas as providências para isolar a área e evitar qualquer tipo de sinistro no local.
Discussion about this post