A tradicional procissão de Nossa Senhora da Penha ocorre neste sábado, dia 24, e os órgãos das mais diversas áreas traçaram um esquema transporte público, mobilidade urbana, atendimento a saúde e segurança.
Esquema de transporte e mobilidade
Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), as intervenções serão executadas por um efetivo de mais de 100 agentes de mobilidade urbana, que também vão trabalhar na orientação dos condutores.
No transporte, será disponibilizada uma frota de 135 ônibus para garantir o conforto e a agilidade dos romeiros no retorno para casa.
Os fiéis que pretendem voltar para casa utilizando o transporte coletivo urbano vão contar com uma frota de 135 ônibus que circularão a partir das 4h saindo da entrada da Penha, na PB-008. Serão 100 veículos da Transnacional, que farão rotas para Mangabeira e Centro, e 35 da Marcos da Silva, que irão até o Terminal de Integração do Varadouro (TIV) pelas avenidas Beira Rio e Epitácio Pessoa.
Os ônibus ficarão estacionados na PB-008, próximos do posto de combustíveis “Federal”. Os pontos de taxi também estarão na rodovia estadual, situados à direita do posto, no sentido Altiplano.
As linhas do Tetéu estarão operando normalmente durante toda a madrugada do domingo. Equipes da Seção de Fiscalização de Transporte Público (SEFTP) vão controlar a saída dos veículos, bem como o embarque e desembarque de passageiros.
Trânsito
A Romaria da Penha tem um percurso de 14 km que se inicia na Igreja de Lourdes, na Avenida João Machado, e segue pela Avenida Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (UFPB), principal dos Bancários, Rua Santa Bárbara e Avenida Hilton Souto Maior, a partir do Shopping Mangabeira, até a Penha.
No Centro, os agentes de mobilidade interditarão, a partir das 16h, parcialmente um trecho da Avenida João Machado entre a Rua das Trincheiras e a Avenida Tabajaras. A circulação será impedida em uma das faxas no sentido Centro/bairros, permitindo a organização dos trios elétricos. O aumento na aglomeração de fiéis implicará no avanço dos bloqueios, levando a uma interdição total da Avenida a partir das 21h.
Ao longo do roteiro até o Santuário, haverá bloqueios em diversas vias cujos sentidos são direcionados à rota do percurso. Isso deve evitar congestionamentos e riscos aos romeiros. Os motoristas serão orientados pelos agentes no local, mas há rotas indicadas para dois pontos específicos, pois deverão ser interditados ainda durante a tarde.
Um deles é a intersecção entre as avenidas Diogo Velho e João Machado. Com o seu fechamento, os veículos que saem do Centro com destino a Cruz das Armas deverão seguir pela Rua Desembargador José Peregrino e cruzar a Rodrigues de Aquino, indo até à Rua Nina Lima, que permite o retorno às Trincheiras.
O segundo ponto é o cruzamento entre as avenidas João Machado e Tabajaras. Após o seu bloqueio, os veículos que vêm da Vasco da Gama em direção ao Centro, deverão seguir pelas ruas Capitão José Pessoa, Rodrigues de Aquino, Irineu Joffiliy, Rodrigues Chaves e Nina Lima, até a cidade baixa, ou em frente, indo à Praça Venâncio Neiva.
O Santuário da Penha estará totalmente interditado a partir das 7h do sábado (24). Será permitida apenas a circulação de veículos que contarem com o adesivo de permissão de acesso.
Segurança
De acordo com a Polícia Militar, terá um esquema de segurança com 900 policiais. De acordo com o comando geral da Polícia Militar, a corporação utilizará três drones para o monitoramento de suspeitos e contará com, 89 viaturas, duas vans e 21 plataformas e pontos de observação instalados ao longo do percurso.
Já a Prefeitura Municipal de João Pessoa vai disponibilizar pelo menos 150 homens das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).
O esquema começa a partir das 15h30, com guardas municipais atuando em postos fixos e pontos estratégicos do percurso. Além disso, a Romaria também vai contar com motopatrulhamento.
O Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 194 homens e mulheres 29 viaturas, nas modalidades de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento (incluindo o aquático, com embarcações).
Conforme o Corpo de Bombeiros, o esquema contará com patrulhamento a pé e motorizado ao longo dos 14 quilômetros de percurso, entre a avenida João Machado e a Praça Osvaldo Pessoa (Santuário Penha).
Na praia da Penha, 14 militares serão empregados diretamente no serviço de guarda-vidas, auxiliados por duas embarcações para monitoramento no mar. O esquema preventivo também incluirá a fiscalização prévia de trios elétricos, palanques e estabelecimentos comerciais instalados ao longo do percurso.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde preparou um esquema especial de atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) da Penha, Unidade de Pronto Atendimento Especialidades (UPA-E) Dr. Luiz Lindbergh Farias, dos Bancários, Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para dar suporte aos fiéis.
Cinco equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estarão a postos para atender a população durante a Romaria da Penha. Serão duas Unidades de Suporte Básico de Vida (USB), uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e duas duplas de motolâncias (quatro unidades).
Discussion about this post