O programa Opera Paraíba atingiu nesta semana a marca de 6.185 cirurgias realizadas, em pouco mais de um ano de atuação. A força-tarefa composta pelos profissionais que compõem parte da equipe do Programa passou nos últimos sete dias pelos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Santa Luzia, Itaporanga, Cajazeiras, Queimadas, Sousa, Itabaiana e Mamanguape, onde foram realizadas hernioplastias, colecistectomias e laqueaduras.
A dona de casa Juliana da Cruz, mãe de cinco filhos, passou pela cirurgia de laqueadura, no Hospital Geral de Mamanguape, e contou o quanto estava feliz por ter feito o procedimento. “Eu tô muito feliz que deu tudo certo! Os médicos foram maravilhosos, me atenderam muito bem e eu gostei demais do hospital. Eu já tenho cinco filhos e estava ansiosa pra fazer minha laqueadura, agora vou viver tranquila”, disse Juliana.
No mês de dezembro, o Opera Paraíba já tem mais um ciclo de cirurgias programado para o Hospital de Taperoá, diminuindo ainda mais a fila de espera nos municípios da região. Além dele, outros hospitais também realizarão cirurgias por meio do programa.
O Opera Paraíba foi lançado há cerca de um ano com o propósito de reduzir a espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS). Só este ano, já foram realizados mais de 2 mil procedimentos, sem contar as cirurgias de catarata, que já ultrapassam a marca dos 2.800. A estimativa da SES é de realizar 12 mil cirurgias até o fim do Programa.
Discussion about this post