Durante o verão, o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho estará reforçando o trabalho de sensibilização para evitar a extinção da espécie no Nordeste do Brasil. Para tanto, promoverá blitz educativas em algumas praias do litoral norte da Paraíba, destino escolhido por muitos turistas durante as férias, pelas belezas naturais que possui e também por ser uma região com atributos ecológicos que propiciam a existência de peixes-bois marinhos. Cabedelo e Lucena serão os primeiros municípios a receber a ação nos dias 12 e 13 de janeiro e 02 e 03 de fevereiro, respectivamente. A ideia é levar informações sobre o peixe-boi marinho, sensibilizando turistas, pescadores e frequentadores das praias sobre a importância da conservação da espécie.
Nesta ação, que faz parte da campanha “Ajude a preservar o peixe-boi marinho”, a equipe do Projeto montará uma tenda informativa nas praias e promoverá atividades educativas, palestra, exposição temática e sessões do Cine Peixe-Boi, com exibições de filmes eco educativos. Na oportunidade também haverá sorteio e distribuição de brindes temáticos. A equipe focará na orientação aos condutores de embarcações motorizadas para reforçarem a atenção nas áreas de ocorrência da espécie, reduzindo a velocidade da navegação e desligando o motor das embarcações quando o animal estiver com distância inferior a 10 metros. O Projeto também estará sensibilizando os banhistas e turistas da região para que não ofereçam comida, bebida ou toquem no animal, pois isso pode prejudicar a saúde e a permanência do peixe-boi marinho no ambiente natural.
O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção da espécie no Nordeste do Brasil. Atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas.
ORIENTAÇÕES GERAIS
Aos turistas, banhistas e condutores de embarcações motorizadas (barcos, lanchas, jet skis e afins), a Fundação Mamíferos Aquáticos orienta:
Antes de acionar o motor, olhe ao redor e verifique se tem peixe-boi marinho próximo. A hélice em movimento pode machucar e matar o animal. Só ligue o motor se tiver certeza que o animal não está por perto;
Se estiver navegando e avistar o animal nas proximidades, reduza a velocidade ou desligue o motor para evitar colisões e atropelamentos;
Ao se deparar com o peixe-boi marinho: não toque, não alimente, não forneça bebidas. Apenas admire de longe. Se ele estiver em perigo, machucado ou encalhado, entre em contato com o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho/ Fundação Mamíferos Aquáticos pelos telefones: (83) 99961-1338 ou (83) 99961- 1352 (whatsapp). Fanpage e instagram: @vivaopeixeboimarinho.
Peixes-boi marinhos reintroduzidos estão sendo monitorados via satélite no litoral nordestino. Ao encontrar um peixe-boi com um equipamento (semelhante a um cone com uma antena) ou apenas o equipamento, entre em contato com a Fundação Mamíferos Aquáticos pelos telefones acima.
Discussion about this post