Para ampliar a assistência e melhor atender aos usuários, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) conta com um programa de residentes médicos e multiprofissionais, a partir de parcerias firmadas com instituições de ensino superior. Os programas de residência visam favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS).
Atualmente, nos serviços da rede municipal de saúde atuam cerca de 100 residentes médicos distribuídos nas especialidades de anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica, colocproctologia, neonatologia, ortopedia, medicina de família e comunidade e, 47 residentes multiprofissionais nas especialidades de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Enfermagem.
Angely Caldas Gomes está no segundo ano de residência multiprofissional em Fisioterapia, fala que é uma grande oportunidade atuar nesse campo de atenção primária. “É um processo rico de aprendizagem. Uma experiência inter e multidisciplinar a qual conseguimos ter a oportunidade de vivenciar um amplo campo de educação prática com a oportunidade de atuar também na construção do SUS”.
“Na Unidade de Saúde da Família São José, no bairro Manaíra trabalhamos com atividade multidisciplinar e com visitas voltadas para a comunidade, com orientações principalmente aos usuários com dificuldade de locomoção ou acamados, por meio das visitas domiciliares. Além de proporcionarmos o cuidado, é uma grande oportunidade de qualificação profissional”, completou.
Os residentes multiprofissionais têm como foco de atuação na Atenção Básica, especialmente nas Unidades de Saúde da Família (USF). Este campo de atuação é definido pelo próprio programa de residência, intitulado ‘Residência Multiprofissional em Saúde da Família’. Já a residência médica tem como campo de atuação os hospitais da rede municipal e dependo do campo de atuação, também atuam nas Equipes de Saúde da Família (ESF).
Durante os dois anos de residência, os profissionais têm a oportunidade de ampliar seus campos de prática profissional nos demais serviços da rede de saúde pública, como a atenção hospitalar e a atenção especializada.
“É uma ampla troca de conhecimento entre os profissionais da rede, os profissionais residentes e a comunidade, que agrega com o conhecimento popular”, destacou coordenadora da Residência Multiprofissional, Lucineide Braga. “Nesse período de dois anos, além do conhecimento técnico, orientamos também sobre a importância da assistência humanizada, junto à população”, completou.
O Programa de Residências da SMS é realizado em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene) e, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Rede Escola – As residências, estágios, pesquisas e visitas técnicas na rede municipal de saúde são coordenadas pela Gerência de Educação na Saúde (GES), por meio da Rede Escola. “Trata-se de um importante dispositivo para o estabelecimento da aprendizagem pelo trabalho na rede de serviços, favorecendo a melhoria da qualidade da atenção prestada e contribuindo para a formação de futuros profissionais”, destacou Daniela Pimentel, gerente de Educação em Saúde.
Vínculo – Todo residente tem vínculo com a esfera Federal, devido ao provimento de bolsas para os residentes. Na rede municipal de saúde, na Capital, apenas os residentes médicos do Programa de Medicina de Família e Comunidade recebem complementação de bolsa pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conforme o que está estabelecido na Portaria nº018/2016, de 06 de maio de 2016.
Discussion about this post