O relatório “Situação Mundial da Infância 2023: para cada criança, vacinação”, do Fundo das Nações Unidas para a Primeira Infância (Unicef), destacou o programa de Busca Ativa Vacinal (BAV) de Campina Grande. O relatório, que traz experiências de todo o mundo, ressalta apenas duas ações brasileiras, que são o trabalho de imunização de povos originários e ribeirinhos na Amazônia e a BAV do Município.
No relatório, a iniciativa é analisada como uma resposta ao movimento anti-vacina. “Em resposta, ação mais forte é necessária para tranquilizar pais e cuidadores, incluindo através do envolvimento da comunidade, escuta social e educação pró-vacina, e por empoderando de mulheres e meninas”, informa o relatório. O relatório completo pode ser acessado em: https://www.unicef.org/
“Nós estamos extremamente felizes com essa menção ao nosso trabalho no relatório mundial do Unicef. Isto demonstra que nossas ações e estratégias para a assegurar a imunização das crianças está servindo como modelo para o mundo todo”, ressaltou a coordenadora municipal de imunização, Samira Luna.
No ano passado, o Unicef Brasil já havia destacado o trabalho de Campina Grande com conteúdo nas suas plataformas. Em 2023, a TV Brasil produziu uma reportagem especial de alcance nacional sobre a BAV no município. O projeto também foi premiado na Mostra Nacional “Aqui tem SUS”.
A Busca Ativa Vacinal é uma estratégia desenvolvida em parceria com o Unicef, em cinco municípios brasileiros, e um pré-requisito para obtenção do Selo Unicef. Campina Grande é um desses municípios e os resultados foram muito significativos, pois aumentou a cobertura vacinal infantil em 85% na cidade em 2022.
No primeiro semestre do ano passado foram aplicadas 25.725 doses de vacinas de rotina. No segundo semestre, quando as ações foram desenvolvidas, foram aplicadas 47.820 doses. Entre julho e dezembro de 2022, a BAV foi realizada em 11 CRAS, 23 escolas e 42 creches.
As ações da BAV em Campina Grande acontecem em creches, escolas, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), em domicílio, em espaços públicos como feiras, parques e igrejas e por meio do projeto “Carro da Vacina”.
A população também pode solicitar a aplicação da vacina na própria residência telefonando para o número 3077-1321, em caso de pessoas com dificuldade de mobilidade, como crianças e idosos e pessoas com deficiência permanente.
Discussion about this post