O serviço conhecido hoje como Zona Azul dará lugar a um “novo sistema de estacionamento rotativo” em João Pessoa, conforme descreveu a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). A autarquia anunciou nesta segunda-feira (6) a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) de sábado (4) do edital de licitação para a contratação da empresa que deverá gerir esse novo sistema.
A Semob-JP disse que a ideia é levar o maior número de informações para o usuário. Por meio da web ou de um aplicativo vai ser possível saber onde há vagas, evitando perda de tempo na procura. O pagamento também poderá ser feito digitalmente. Pelo próprio celular, o usuário vai poder pagar a quantia por meio de transferência ou utilizando os dados de seu cartão.
Quem preferir poderá pagar em totens que serão disponibilizados em estabelecimentos comerciais parceiros. Eles estarão a, no máximo, 80 metros de distância um do outro e aceitarão pagamentos em cartão de crédito ou débito.
Novo formato
Inicialmente, o sistema de estacionamento rotativo permanecerá na região central da Capital. Serão 1.989 vagas já no lançamento. Na segunda etapa, dez meses depois, serão implantadas mais 1.048, levando a um total de 3.037 unidades. Estão previstas vagas para Motocicletas, motonetas e ciclomotor. Uma ampliação futura deverá ser realizada, mas os locais que poderão receber o sistema ainda passarão por estudos que vão garantir a viabilidade.
Outra novidade é a diferenciação das ruas de acordo com o tempo de permanência permitido. Haverá três faixas de horário. Na Zona Vermelha será possível permanecer por uma hora, com possibilidade de renovação online por mais uma hora. Na Zona Azul será possível ficar por duas horas e na Zona Verde por cinco horas. As duas últimas não permitem renovação do horário.
O tempo de funcionamento do serviço também deverá ser estendido. Com a implantação do sistema, as vagas serão monitoradas das 7h às 18h nos dias úteis e das 7h às 16h aos sábados.
A fiscalização acontecerá por meio de agentes em posse de terminais portáteis e veículos que farão leitura automática das placas, um sistema chamado OCR. Os fiscais poderão saber pela placa quem pagou ou não pela vaga e se o tempo de estacionamento ainda é válido.
Edital
As empresas interessadas terão 45 dias para a apresentação de uma proposta, contados a partir da data de lançamento do edital. O processo terá três fases, sendo uma para envio da documentação de habilitação, uma segunda para envio de uma proposta técnica e a última com o encaminhamento de uma proposta de preço da tarifa e do valor de repasse. O edital está disponível no Portal da Transparência da PMJP, no link: https://transparencia.
Discussion about this post