Com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia para todos foi que a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João Pessoa (Secitec/PMJP) saiu nesta terça-feira (11), em caravana para visitar 15 municípios paraibanos que irão participar da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá no período de 9 a 12 de novembro de 2022, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, com entrada gratuita para todos os públicos. A primeira parada da equipe foi no município de Cabedelo.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos, comentou que esse ano a Semana estará mais movimentada com atrações diversas, devido ao apoio decisivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, do Governo do Estado da Paraíba, e das instituições de pesquisa científicas: Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq), do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Fundação de Apoio ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB). “Sem contar na colaboração importante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), IFPB, Faculdades Nova Esperança, Uninassau e Unipê. Sem eles nada disso seria possível”, destacou Guido Lemos.
A Caravana – A caravana é uma atividade da 19ª Semana NCT. Ela seguiu hoje com destino ao município de Cabedelo (PB) levando oficinas e atividades sobre reciclagem de resíduos eletrônicos para escolas públicas. “Em todos os municípios estaremos levando conhecimento em ciência e tecnologia, sobretudo, com relação a questão ambiental para que os jovens não façam o descarte incorreto do material e polua ainda mais o meio ambiente, além de oficina sobre montagem de computadores e outras ações transversais e colaborativas”, explicou Jaqueline Figueiredo dos Santos, coordenadora do Centro de Relacionamento de Eletrônicos da Secitec.
Para o analista de TI e coordenador de suporte da Secitec, Sidcley Fernandes Albuquerque, a Caravana e a Olimpíada são formas de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar novos talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
Depois de Cabedelo, a Caravana segue para os municípios de Bayeux, Conde, Cruz do Espírito Santo, Guarabira, Itabaiana, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Pilar, Rio Tinto, Salgado de São Félix, Santa Rita, Sapé.
19ª SNCT – Acontece anualmente desde 2004. Foi estabelecida por meio do decreto presidencial do dia 9 de junho de 2004. Este ano, a cidade de João Pessoa realizará a SNCT em duas etapas: de 10 a 28 de outubro de 2022, com a “Caravana SNCT” que visitará 15 cidades e de 9 a 12 de novembro de 2022 com a “Mostra SNCT”, no Espaço Cultural.
A SNCT é realizada sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com uma programação de eventos e atividades gratuitos e abertos à população, contando com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica, empresas privadas com destaque no uso tecnologias inovadoras e outras entidades da sociedade civil.
O tema escolhido para este ano reflete sobre a Independência do Brasil, que completa dois séculos este ano, e como a ciência e tecnologia contribuíram para o crescimento do País desde então. A SNCT é uma excelente oportunidade para divulgar a ciência e a tecnologia e refletir sobre o seu papel como força motriz para a independência tecnológica brasileira.
A ideia motivadora para a SNCT 2022 em João Pessoa é a coordenação de eventos de divulgação e popularização da ciência que agrupe em sinergia o ecossistema de Ciência e Tecnologia, a rede de ensino e a população geral da cidade e do Estado, em um ambiente agradável de compartilhamento de experiências e motivação para jovens cientistas, favorecendo a fertilização de sementes para transformação social através do conhecimento científico e tecnológico.
Serviço:
Caravana SNCT
19ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Terça-feira (11)
Município: Cabedelo (PB)
Próximas cidades: Bayeux, Conde, Cruz do Espírito Santo, Guarabira, Itabaiana, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Pilar, Rio Tinto, Salgado de São Félix, Santa Rita, Sapé.
Discussion about this post