Neste mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove a Campanha de Prevenção ao Câncer de Intestino, com o intuito de informar a população sobre a importância de realizar ações preventivas contra a doença. A campanha, que é realizada pela Residência Médica de Coloproctologia do Hospital Municipal Santa Isabel, será um pouco diferente esse ano devido à pandemia do coronavírus, com ações mais educativas para evitar aglomerações.
Entre as ações desse ano, os médicos residentes de coloproctologia irão promover capacitações de médicos de residência da família e agentes comunitários de saúde para que possam informar aos pacientes do seu distrito sobre a doença e conscientizarem sobre a importância dos exames preventivos.
Segundo a médica e coordenadora da Residência de Coloproctologia do Hospital Santa Isabel, Shirlane Frutuoso, esse tipo de câncer é o segundo mais frequente em homens e mulheres e, ao se fazer a prevenção, o risco de morte diminui em 30%. “Muitas pessoas não sabem, mas acima de 45 anos, mesmo sem quaisquer sintomas, devem procurar o médico anualmente e fazer um exame de fezes especial chamado Pesquisa de Sangue Oculto nas fezes para prevenir”, explicou a médica.
Esse cuidado é importante, pois os sintomas do câncer de intestino, em sua maioria, surgem em estágios mais avançados da doença. Entre os sintomas, estão as mudanças repentinas e persistentes de hábitos intestinais, como diarreia e constipação, fezes com sangue e escuras, dor abdominal, fraqueza e perda de peso.
Serviço – Os pacientes acima de 45 anos, mesmo sem nenhum sintoma, devem procurar as UBS e solicitar o encaminhamento para o especialista, para que esse faça os exames adequados. Após consulta e resultados dos exames, se mostrar positivo para o câncer, o paciente será encaminhado para o ambulatório de Coloproctologia, no Hospital Santa Isabel, para o tratamento apropriado.
Discussion about this post