Dentro da proposta de garantir a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, bem como a segurança da população, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), desenvolve diariamente um trabalho intensificado de paisagismo. As ações envolvem preparação do solo para o plantio, cuidado com a vegetação dos canteiros e praças e também a execução de podas preventivas. Só este ano, a Secretaria já executou mais de mil podas de árvores e já revitalizou o paisagismo de diversas localidades, além de realizar periodicamente o suporte às áreas verdes já existentes na cidade.
Esse trabalho é executado através da Diretoria de Paisagismo da Sedurb (Dipai) que, de segunda a sexta, atua na preservação e elaboração dessas áreas. Entre janeiro e abril, o setor renovou o paisagismo de vários corredores. Entre as áreas beneficiadas estão as praças Pedro Américo e Castro Pinto, as rotatórias do Geisel e do Bessa, além do canteiro final da Avenida Beira Rio e toda a extensão do canteiro da Avenida João Machado.
“A importância desses serviços é que, além de trabalhar por uma João Pessoa ainda mais verde, nós garantimos a segurança da população com as podas preventivas. Este ano registramos a queda de 15 árvores, sem danos para a população, um número muito inferior se comparado com outras capitais que também têm uma grande extensão de área verde”, ressalta Sérgio Chaves, diretor de Paisagismo da Sedurb.
Nos primeiros quatro meses do ano, a Sedurb executou 1.088 podas, realizou o corte de 125 árvores, fez a limpeza de 40 palmáceas e registrou a morte de dez árvores. O serviço de poda é executado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). “A Semam é responsável por receber as solicitações da população, bem como verificar as áreas que necessitam do serviço e emitir o Laudo Técnico (LT) para a Sedurb, que executa a poda. Em seguida, a Emlur é responsável pelo recolhimento dos galhos podados”, explica Sérgio Chaves.
Solicitação de podas – A população também pode ajudar no trabalho de podas preventivas. Para solicitar o serviço, basta entrar em contato com a equipe do controle ambiental da Semam, através do telefone 3218 – 9208, das 8h às 17h. Durante a semana, o setor possui o plantão para o caso de alguma árvore eventualmente cair. De segunda a quinta é possível entrar em contato até as 22h pelo mesmo telefone (3218 -9208). Já na sexta, sábado e domingo, o plantão do setor se estende até 2h da madrugada. Nesses casos emergenciais, a Sedurb e a Semam contam com o auxílio da Defesa Civil, por meio do 0800 285 9020 (plantão 24h).
Mais Verde – Está prevista para o mês de junho a entrega do Novo Horto Municipal. Localizado nas Três Ruas, nos Bancários, o local vai abrigar o cultivo de 50 mil mudas, de 85 espécies diferentes. As plantas cultivadas serão distribuídas por toda Capital. A intenção da PMJP é, além de beneficiar o paisagismo da Capital, auxiliar na recomposição de matas ciliares, encostas e margens de rios. “O Novo Horto também vai tornar João Pessoa autossuficiente no que diz respeito à produção de plantas ornamentais”, ressalta Sérgio Chaves.
Discussion about this post