A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realiza nesta quarta-feira, às 14h30, uma sessão especial em homenagem às mulheres dentro das comemorações alusivas ao mês de março e ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8. A proposta foi apresentada pela vereadora Fabíola Rezende (PSB) através do Projeto de Decreto Legislativo número 117/2023. Na ocasião haverá a entrega do diploma Mulher Cidadã “Ednalva Bezerra de Lima” a 10 mulheres que se destacaram em várias áreas.
Fabíola Rezende frisou que a sessão especial e a entrega do diploma Mulher Cidadã “Ednalva Bezerra de Lima” são oportunidades para homenagear todas as mulheres. “É sempre importante reconhecer e valorizar o trabalho das mulheres, especialmente no mês de março, dedicado a elas”, enfatizou a parlamentar. Ela acrescentou que “também é um momento para se refletir sobre o papel das mulheres na sociedade e deixar bem claro que elas merecem respeito e devem ocupar mais espaços, sobretudo em postos de comando”.
A sessão especial desta quarta-feira terá na programação a formação da mesa, a apresentação do Coral da Câmara Municipal de João Pessoa, a apresentação de um vídeo sobre o Mês das Mulheres, a entrega do diploma Mulher Cidadã “Ednalva Bezerra de Lima” e, por fim, os pronunciamentos dos vereadores Fabíola Rezende (PSB) e Marcos Henriques (PT), que escolheram as mulheres para serem homenageadas na solenidade.
Fabíola Rezende fez questão de enfatizar que a sociedade atual ainda trata a mulher como um cidadão de segunda classe, mesmo com todas as provas dadas pelas mulheres no que diz respeito à coragem, à força, à capacidade de trabalho e a à inteligência. “As conquistas são muitas das mulheres na história, mas é preciso reconhecer que ainda há um longo caminho a ser vencido e é por isso que as mulheres devem estar prontas para enfrentar muitos desafios ao longo da vida”, comentou.
A vereadora lembrou que o Brasil tem 51,1% dos 212 milhões de habitantes que formam a população são mulheres, mas quando se trata em presença feminina em funções de comando e ocupando cargos públicos, os números caem. As diferenças são muitas e um bom exemplo é o fato de que as mulheres costumam receber salários 20% do que os homens quando desempenham as mesmas funções.
Serão homenageadas com o diploma Mulher Cidadã “Ednalva Bezerra de Lima”: a servidora federal a e suplente de vereadora Cris Furtado, a pedagoga e advogada Bárbara Duarte Medeiros de Moura Rezende, a protetora e ativista da causa animal, Débora Cordeiro Ramalho de Araújo; a educadora física e pós-graduada em Segurança Pública, Iris Moreira Ribeiro Cavalcante; a pedagoga e relações públicas e mulher trans Márcia Gadelha; a jornalista Samanda Ferreira Machado; a assistente social e pós-graduada em Direitos Humanos e Políticas Públicas, Susan Kelly dos Santos Melo; a militante Katiucha Maria da Cunha Gomes; a militante da causa feminista Rosiane Cruz; a contadora e sindicalista Maria Aparecida Torres Diniz de Almeida.
Discussion about this post