A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferta uma assistência completa em oftalmologia, começando pela prevenção de problemas oculares. De acordo com a Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE), a SMS realiza mensalmente, em média, 20 mil procedimentos, entre consultas e exames oftalmológicos, como ultrassonografia ocular, reconstituição da pálpebra, sondagem das vias lacrimais, consultas para avaliação de estrabismo, mapeamentos da retina, teste de visão de cores, entre outros.
Para ter acesso ao serviço, o usuário deve passar pela Unidade de Saúde da Família (USF), que é a porta de entrada para os serviços da rede pública de saúde, onde terá sua consulta marcada com oftalmologistas. As consultas podem acontecer no Cais de Jaguaribe, Hospital Universitário Lauro Wanderley, Hospital Edson Ramalho e outros serviços conveniados.
“A rede SUS de João Pessoa dispõe de um serviço completo que beneficia tanto os munícipes de João Pessoa, quanto usuários dos diversos municípios pactuados, ofertando desde a prevenção até o tratamento de distúrbios oculares”, destaca a gerente de Atenção Especializada da SMS, Andressa Cavalcanti.
Além dos procedimentos, os usuários do SUS também têm acesso gratuitamente aos colírios para o tratamento do glaucoma, que são disponibilizados nas clínicas que realizam as consultas.
O Programa Saúde na Escola (PSE) realiza um acompanhamento especializado com as crianças da rede municipal de educação, através de triagens por meio do teste de Snellen, que avalia a acuidade visual de uma pessoa.
Caso seja detectada uma dificuldade da criança e necessidade de consulta com especialista, o PSE realiza o encaminhamento junto à USF para que a marcação seja feita. A triagem é realizada, ao menos uma vez por ano, junto às equipes de saúde da família do território em que a escola está localizada.
Discussion about this post