Uma solenidade marcou, nesta quinta-feira (6), o segundo dia da 1ª Feira Solidária da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), que reúne venda de produtos do campo, gastronomia, artesanato, economia colaborativa e vai arrecadar doações para pessoas em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia, bem como dar suporte a hospitais e ONGs.
O evento, que acontece até sábado (8), é realizado em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, a União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-PB) e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (Conafer). No local os consumidores podem encontrar os artigos de hortifruti, pães e bolos artesanais, queijos, peixes, pimentas, tapiocas e as lanchonetes, que são referência na gastronomia regional.
A solenidade, que foi aberta com a apresentação do Grupo de Xaxado “As Cangaceiras de Lampião”, contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Carneiro, do secretário executivo de Desenvolvimento Urbano, Ubaldo Pequeno; da secretária executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Roseana Meira, do gerente executivo de Segurança Alimentar, Marcelo Melo; da coordenadora da Cecaf, Natalia Beserra, da representante da Conafer, Aiara Lacerda, além de artesãos e agricultores.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Carneiro, destacou a importância da feira e a qualidade dos produtos comercializados na Cecaf. “Nós estamos em um processo de reconstrução da Cecaf. Nós reiniciamos esse trabalho colocando para funcionar nos dias tradicionais de feira e realizando eventos como esta Feira Solidária para apoiar as pessoas vitimadas pela pandemia. A população pode vir aqui para comprar frutas, verduras e legumes e sair com a certeza de adquiriu produtos de qualidade”, reforçou.
Já a secretária executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Roseana Meira, representante do Estado, falou sobre a parceria com a prefeitura e a importância da Feira. “Essa ação que o governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa fazem neste momento tem um forte apelo social. Além de sensibilizar a população para que venha adquirir produtos da agricultura familiar, fazer uma doação que será destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade, além de possibilitar ao agricultor familiar vender seus produtos diretamente à população”, disse a secretária.
Atrações – Durante os dias de realização do evento, será possível encontrar no local a Feira da Agricultura Familiar, venda de pescados a partir de R$10 (atum), gastronomia, plantas ornamentais, além da exposição de produtos de mais de 30 artesãos, serviço de aferição de pressão, teste de glicemia e acupuntura. Diversos pontos de doação de alimentos estão distribuídos por toda a feira, para os consumidores que quiserem colaborar. A Feira será realizada seguindo todos os protocolos de saúde que a Cecaf já vem cumprindo à risca, como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel e aferição de temperatura. O local, que é sanitizado periodicamente, terá um reforço ainda maior nas ações de higienização no período de realização do evento.
Discussion about this post