O programa ‘SustentaMundoBr-Parahyba’ realizou esta semana a primeira coleta seletiva em um dos residenciais cadastrados na cidade de Cabedelo, na Grande João Pessoa. Uma equipe da Astrec (Associação dos Trabalhadores de Recicláveis de Cadebelo) esteve no condomínio Atlante Ville, em Intermares, para recolher o material reciclável descartado pelos moradores.
A ação ocorreu após todo o processo de educação ambiental realizado junto ao condomínio, encerrando o primeiro ciclo do programa. “São frequentes as dúvidas sobre que material é ou não reciclável. Por isso, esclarecer estas questões e como fazer a limpeza antes de encaminha-lo à reciclagem é uma importante etapa do programa que oferecemos através de webinários de treinamento a moradores e funcionários dos condôminos cadastrados”, explica Eleine Bélaváry, umas das coordenadoras do SustentaMundoBr.
O processo inicia com o cadastro do condomínio, seguido pelo trabalho de conscientização dos moradores e as explicações sobre como realizar a separação de forma adequada. No caso do condomínio Atlante Ville, os moradores colocam o material reciclável um dia antes da coleta normal, em um saco separado, de modo a ser recolhido pelos funcionários.
“O que é considerado lixo para alguns pode ser fonte de trabalho e renda para centenas de famílias, Cabedelo está abraçando a causa da reciclagem com inclusão social”, salienta Sônia Manastan, presidente do Instituto Brasileiro do Ambiente Sustentável (IBAS). Esta primeira coleta ainda contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa) de Cabedelo, Walber Farias, reforçando o compromisso da Prefeitura com o programa. No total, cinco condomínios do município estão cadastrados nesta fase de implantação do programa.
Como funciona – O programa ‘SustentaMundoBr – Parahyba’ foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar em parceria com o Instituto Brasileiro do Ambiente Sustentável (IBAS) – www.ibasbrasil.org.br – para incentivar a coleta seletiva em municípios e iniciou com um minucioso diagnóstico da realidade local, etapa que em Cabedelo já foi concluída. A partir dele é possível estabelecer os processos para que a destinação correta dos recicláveis aconteça e chegue a uma central de triagem operada por cooperativas que comercializarão o material de forma a gerar trabalho e renda para catadores e suas famílias.
Os interessados podem se inscrever a partir do e-mail: contato@sustentamundobr.com.br.
Siga no Instagram: @sustentamundobr
Acesse: www.sustentamundobr.com.br
Discussion about this post