Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vistoriaram, nesta terça-feira, 9, o entorno do Parque da Lagoa e a área do Mercado Central, checando as redes de galerias pluviais e de saneamento. Durante a ação, foram identificadas duas ligações clandestinas no Mercado Central.
As ligações foram lacradas e os donos dos estabelecimentos notificados pela Semam, por infração ambiental. A vistoria, que se estendeu durante toda a manhã teve como objetivo identificar ligações clandestinas de esgotos, que causaram a morte de diversos peixes no Parque da Lagoa, segundo apontou o relatório da Superintendência de Administração do Meio ambiente (Sudema) ao constatar que a água foi contaminada.
O secretário de Meio Ambiente, Welison Araújo, explicou que a ação tem o objetivo de resolver um problema extremamente grave, em uma das áreas de lazer mais frequentadas pela população de João Pessoa e região metropolitana. “Estamos trabalhando num esforço concentrado, para que a água da Lagoa possa ser uma água saudável, limpa. Isso requer ação de fiscalização e responsabilização, de estrutura e também ação de educação ambiental, para que os donos dos estabelecimentos que estão lançando esgoto clandestino se conscientizem que estão cometendo uma infração ambiental grave”.
Segundo o diretor de Manutenção e Conservação da Seinfra, Rodrigo Pacheco, após a notificação da Semam a Seinfra fará o tamponamento onde foi localizada a ligação clandestina. “Além dessa ação de identificação de ligações clandestinas a Seinfra fará a limpeza e recuperação das galerias e caixas coletoras do Mercado Central, mas será preciso fazer a reparação dos esgotos danificados”.
Discussion about this post