Assegurar o direito para que idosos, deficientes e autistas estacionem em vagas especiais também faz parte do trabalho da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). Para cumprir esta função é preciso garantir que os espaços sejam respeitados e incentivar a emissão dos documentos a quem realmente precisa. Para evitar práticas irregulares, o trabalho de fiscalização é rotineiro e, no ano passado, mais de 2.500 condutores foram autuados por desrespeito, utilizando os estacionamentos sem credenciais.
De acordo com Sanderson Cesário, diretor de Operações da Semob-JP, em 2021, 2.567 condutores foram autuados por desrespeitar e estacionar nas vagas especiais. Destes, 1.594 estacionaram em espaços exclusivos para idosos e 973 para deficientes ou autistas.
“Infelizmente, esses números refletem o desrespeito dos condutores. É preciso que todos nós tenhamos a consciência de que a prática de estacionar em vaga especial é assegurada apenas a quem realmente tem direito. Estamos atuantes para que isso seja cumprido na nossa cidade. Além do mais, a emissão do documento é feita de forma rápida e gratuita, através do nosso site. O solicitante nem precisa mais sair de casa”, explica.
Em 2022 – De 1º de janeiro a 9 de fevereiro desse ano, a Semob-JP já emitiu 1.155 credenciais para estacionamento em vagas especiais, sendo que destas, 1.108 foram para o público com mais de 60 anos, 99 para deficientes com dificuldade de locomoção e 16 para pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA.
Como ter a credencial – Para solicitar o documento é simples. Basta entrar no site servicos.semobjp.pb.gov.br, acessar a aba credenciais e seguir as orientações. Depois do pedido deferido, o documento pode ser emitido pelo próprio usuário. Para quem tem dificuldade em utilizar a ferramenta virtual, todos os postos da Semob-JP também fazem este tipo de atendimento, basta ligar e agendar antes de ir.
Os telefones para agendamento são os seguintes: 98760 2191- Posto da Semob-JP na Casa da Cidadania de Jaguaribe; 98645-8766 – Posto da Semob-JP na Casa da Cidadania do Shopping Manaíra; e 3218 9348 – Sede da Semob-JP (BR-230/Cristo).
O que diz o CTB – Conforme estipula o art. 181, inciso XX, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial que comprove tal condição, é uma infração de natureza gravíssima. Amulta é no valor de R$ 293,47 e a soma é de 7 pontos na CNH.
Discussion about this post