Uma final acirrada e com muita emoção colocou três alunas da Rede Municipal em primeiro lugar na 3° edição do Soletra, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (24), na Faculdade Maurício de Nassau. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), e contou com a participação de 400 alunos o 5° ano de 12 escolas de Tempo Integral do município. O evento tem o objetivo de sensibilizar os estudantes sobre a importância da Ortografia, ensinada de um jeito bem divertido e instigante.
As finalistas e campeãs da competição foram Ana Julia do Nascimento, da Escola Municipal Dom Marcelo; Ana Beatriz de Sousa, da Celso Monteiro Furtado, e Luana Regis Dias de Araújo, da Escola Francisco Edward. Para a pequena Luana Regis, a conquista foi a realização de um sonho. “Eu não imaginava que iria ganhar, pois existiam muitos alunos bons, mas quando fui vendo, eu fui chegando na final. Eu estou muito emocionada em ficar em primeiro lugar com as outras meninas, pois sei que é resultado dos meus estudos e do apoio dos meus professores”, disse.
A secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire, destacou os investimentos da Educação da cidade, que tem elevado o nível das crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino. “Estamos alegres e na certeza que estamos no caminho certo. Esse projeto traz vários significados para a vida de um aluno, pois para eles estarem aqui hoje, no mínimo eles leram um livro e isso é muito importante. Essa é uma ocasião também para parabenizar todas as escolas e todas as crianças pelo esforço e dedicação, buscando sempre o avanço da nossa Educação”, disse
Todos os participaram ganharam uma medalha pela participação e as 3 campeãs ganharam um prêmio extra. “Eu ainda não estou acreditando que irei levar esse presente, mas com certeza a emoção da vitória é muito maior. Vou levar esse momento para sempre na minha vida, pois foi minha primeira grande conquista e com certeza quero participar de mais competições para conquistar outras vitórias”, contou emocionada a aluna Ana Beatriz, da Escola Celso Monteiro Furtado.
Segundo Gioconda Azevedo, coordenadora das Escolas de Tempo Integral da PMJP, o resultado deste ano, que deixou três alunas em primeiro lugar, revela a dedicação dos professores, das escolas e da PMJP na Educação. “A gente ver a cada ano melhorando e a gente vem trabalhando a língua portuguesa de forma intensificada. São três meses de estudos para esse dia. Esse é um incentivo a mais que a gente está fazendo para aprimorar o conhecimento dessas crianças”, destacou.
Outras etapas – Até chegar à grande final, os alunos participaram de duas etapas, que foram realizadas no âmbito da sala de aula e da unidade escolar. O objetivo dessa competição é gerar nos alunos um valor incalculável da apropriação de vocabulário mais vasto, despertando o interesse pela leitura e escrita das palavras, além das regras ortográficas da Língua Portuguesa.
Discussion about this post