A VI Caravana do Coração aconteceu em Patos, nesta segunda-feira (09), contemplando moradores de 24 municípios. No oitavo dia, o programa já contabilizava 1.078 atendimentos, entre crianças cardiopatas, mulheres com gravidez de alto risco, crianças com microcefalia e 1.058 profissionais de saúde capacitados, nas cidades por onde a Caravana passou: Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha e Pombal. Nesta terça (10), segue para Picuí; no dia 11, Esperança; dia 12, Guarabira; dia 13, Itabaiana e será encerrada em Mamanguape, no próximo sábado (14).
De acordo com o gerente da 9ª Regional de Saúde, Leudo Farias, este ano, a passagem da Caravana pela cidade de Patos foi além das expectativas. “Todos os municípios, sem exceção, contribuíram enviando pacientes e com a contrapartida que cabe a eles”, afirmou.
A coordenadora do projeto, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Priscilla Araújo, comentou que “ainda faltam cinco dias e já ultrapassamos a metade da meta que é de dois mil pacientes atendidos e dois mil profissionais capacitados”.
A Caravana do Coração acontece desde 2012 com o objetivo de fazer a busca ativa de crianças com cardiopatia congênita. Recentemente também passou a atender crianças com microcefalia e gestantes de alto risco. 200 voluntários integram uma equipe multiprofissional.
Discussion about this post